Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Usina Jirau: Primeiro Pilar do Vertedouro é concretado


 

Por dia são lançados três metros de concreto no pilar
 

O deslizamento do primeiro pilar do Vertedouro foi iniciado neste mês na Usina Hidrelétrica Jirau. Trata-se de um procedimento em que macacos hidráulicos elevam a forma onde é inserido o concreto. Quando o Vertedouro estiver completamente pronto, previsto para julho de 2011, serão 18 pilares erguidos com inserção de 478.000,00 m³ de concreto, capazes de construir 120 prédios de 13 pavimentos cada.

Por dia são erguidos três metros de concreto no pilar que tem altura de 25 metros, 15 de largura e cinco de espessura. Esse método construtivo é utilizado no Brasil desde a construção de hidrelétricas na década de 70.

São necessários oito dias para içar cada pilar, aproximadamente, com cerca de 30 trabalhadores envolvidos diretamente nesta frente de serviço, entre carpinteiros, armadores, vibradoristas, pedreiros e mecânicos.

Uma bomba é responsável por jorrar concreto até o pilar, que chega a receber cerca de 1.500 m³ de concreto resfriado, evitando o aparecimento de fissuras de origem térmica.

Por isso, a velocidade na elevação depende diretamente do tempo de endurecimento do concreto e também do ganho de resistência necessária para suportar o peso da camada que está sendo lançada.

Segundo o diretor de Engenharia da Energia Sustentável do Brasil (concessionária da Usina Jirau), Maciel Paiva, esta fase representa a ascensão da Usina Jirau neste ano de concretagem. “Estamos em ritmo acelerado para cumprir nosso cronograma, que prevê o desvio do rio e escoamento pelo Vertedouro no segundo semestre do ano que vem”, destacou Paiva.

 

Usina Jirau: Primeiro Pilar do Vertedouro é concretado - Gente de Opinião



Fonte: Crisbele Sena / Comunica

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)