Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Usina Jirau entrega nova sede do centro administrativo de Mutum Paraná


 Usina Jirau entrega nova sede do centro administrativo de Mutum Paraná - Gente de Opinião

Na manhã desta quinta-feira, 26 de agosto, a administradora de Mutum Paraná Rosilene Prestes Oliveira, recebeu as chaves da nova sede do centro de administração do distrito. A entrega foi feita pelo diretor Institucional José Lucio de Arruda Gomes, representante da Energia Sustentável do Brasil.

Ao fazer a entrega, José Lucio ressaltou que a inauguração ainda será realizada, mas que o ato é de grande importância, pois marcará uma nova fase. “A Energia Sustentável está entregando as chaves deste centro, mas são vocês as pessoas que irão fazer deste local uma referência para melhorar a vida da população.”, definiu o diretor da concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau.

Também estiveram presentes os demais funcionários do centro administrativo, o secretário municipal extraordinário para Assuntos Especiais de Porto Velho, Pedro Béber, o vereador Jurandir Bengala, entre profissionais da Energia Sustentável e pessoas da comunidade de Nova Mutum Paraná, onde o centro foi construído.

Com investimentos de R$ 482 mil, a nova sede possui 374.59 m² e oferece duas salas de expediente, uma sala para atendimento ao público, um gabinete, uma copa e três banheiros, sendo um adaptado para deficiente físico. Bem diferente da situação anterior, em que tudo funcionava em apenas uma sala, cedida pela União. Usina Jirau entrega nova sede do centro administrativo de Mutum Paraná - Gente de Opinião

“É gratificante ver a obra pronta e contar com os espaços necessários para atender melhor o público”, descreve Rosilene Oliveira, administradora pelo segundo mandato.

De acordo com o secretário municipal Pedro Béber, o centro administrativo passará a ser um local com maior representatividade da Secretaria Municipal de Assistência Social. “A intenção é oferecer, além de todos os serviços públicos da administração distrital, também prestar assistência e apoio social às famílias, com foco na juventude, mulher, idoso e criança.”, explicou.

Em Nova Mutum Paraná, a 100 Km de Porto Velho, o Centro Administrativo está localizado na área institucional, próximo ao centro comercial, onde começa a funcionar a partir de hoje.


 

Nova Mutum Paraná

Projeto urbanístico com polo industrial construído pela Energia Sustentável do Brasil, tendo como objetivo principal o de atender ao Programa de Remanejamento contido em seu Projeto Básico Ambiental (PBA), exigido pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Ao todo serão 1.600 casas, de dois ou três quartos, com ruas asfaltadas, sinal para telefonia celular e internet 3G, saneamento básico, coleta seletiva de lixo, energia elétrica, escola que oferece curso de informática gratuito à comunidade, entre outras comodidades, como feira livre aos finais de semana.

Atualmente o local já conta com 136 famílias remanejadas de Mutum Paraná que optaram pelo Reassentamento Coletivo Urbano, além de parte dos profissionais da Usina Jirau. Mas quando a obra estiver completamente concluída, a previsão é de que abrigue seis mil pessoas.

O projeto de Nova Mutum Paraná também prevê área para expansão, de lazer, rodoviária, posto de saúde, centro comercial, além de possuir um estudo completo do desenvolvimento de suas vocações, encomendado pela Energia Sustentável à Fundação Getúlio Vargas, para que obtenha êxito em suas atividades, sendo sustentável do ponto de vista social e econômico.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)