Porto Velho (RO) quarta-feira, 18 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Usina Hidrelétrica Jirau assina convênio com a FUNAI


 

Serão investidos recursos
na melhoria das terras indígenas

Foi assinado em Brasília na quinta-feira (30) entre a Energia Sustentável do Brasil, concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau, e a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), o convênio para realização de ações compensatórias às comunidades indígenas que vivem na região do Rio Madeira em Porto Velho, Rondônia.

As usinas do Madeira, juntas, vão disponibilizar recursos voltados ao desenvolvimento de ações para proteção das áreas indígenas e programas de etnodesenvolvimento e sustentabilidade.

Para o diretor de Meio ambiente e Sustentabilidade da Energia Sustentável do Brasil, Antonio Luiz Abreu Jorge, que assinou o documento, esse convênio permitirá o repasse de recursos relevantes para a atuação da FUNAI na região de construção das usinas hidrelétricas do Rio Madeira.

“As ações previstas preveem melhorias na educação, saúde e outros aspectos sociais. Esta iniciativa faz parte das ações que Jirau vem desenvolvendo, para propiciar a essas comunidades melhor qualidade de vida”, afirma o diretor.

Como parte do início das atividades desenvolvidas no sul da Amazônia, a FUNAI montou um escritório administrativo em Porto Velho, criando a chamada frente do Madeira que irá desenvolver atividades mais intensas na região. O presidente da Fundação Indígena, Márcio Meira, destacou durante a solenidade a importância da assinatura do documento.

“Temos toda a infraestrutura para trabalharmos juntos. Esse é um grande marco na relação entre os povos indígenas e os grandes empreendimentos. O Brasil precisa crescer, mas com responsabilidade e é nisso que estamos trabalhando agora”, afirmou o presidente da FUNAI.

O convênio abrange as áreas indígenas dos povos Igarapé Lage, Igarapé Ribeirão, Kaxarari e Uru Eu Wau Wau.
 

Fonte: Comunica
 

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A