Sábado, 19 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Um operário morre e três ficam feridos em acidente na usina Santo Antônio



Um operário morre e três ficam feridos em acidente na usina Santo Antônio um dia após Justiça conceder liminar

Um dia após a Justiça do Trabalho conceder liminar com antecipação de tutela, atendendo a pedido do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Rondônia, para que as empresas que formam o Consórcio, responsável pela construção da usina hidroelétrica Santo Antônio, no rio Madeira, cumpram as normas regulamentadores de higiene e segurança do trabalho, acontece mais um acidente em que um trabalhador morre, outro é internado para intervenção cirúrgica e dois são atendimentos na emergia de um hospital particular, em Porto Velho, com ferimentos considerados de menor gravidade pelo responsável do setor médico do consórcio.

O acidente foi denunciado ao MPT no início da noite de ontem (15/07). Ao tomar conhecimento do ocorrido, o procurador do Trabalho Francisco José Pinheiro Cruz (chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 14ª Região), assessorado pelo analista pericial em segurança do trabalho, Antenor Oliveira, e o engenheiro civil Fausto Martuscelli dirigiu-se imediatamente ao canteiro de obras da usina, onde constatou os fatos e adotou as primeiras medidas cabíveis.

Ao chegar ao canteiro de obras o procurador do Trabalho encontrou a área do acidente isolada. Os encarregados de segurança disseram que, embora entre 70 a 80 trabalhadores estivessem em atividade, apenas quatro haviam sido atingidos pela queda do equipamento de lançamento de concreto.

O equipamento que tombou fazendo uma vítima fatal e ferindo outros três trabalhadores é composto por torre metálica de sustentação para do braço mecânico que faz o lançamento de concreto em colunas.

Os operários acidentados são João Edcarlos Sá de Jesus (que foi a óbito), Vivaldo Andrade da Silva (internado para intervenção cirúrgica), Remilson Ferreira da Cruz e Cláudio Ronei S. De Souza (que após atendidos na emergência foram liberados).

Em relação ao acidente, medidas judiciais cabíveis já estão sendo adotadas pelo MPT - RO, bem como acionado o setor de fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego para as providencias do devido embargo do local até que sejam providenciadas as adequações previstas nas normas regulamentadoras do trabalho.

Fonte: Ministério Público do Trabalho em Rondônia
 

Gente de OpiniãoSábado, 19 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sábado, 19 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)