Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

ÚLTIMA ETAPA DE CONCRETAGEM DA HIDRELÉTRICA SANTO ANTÔNIO


 ÚLTIMA ETAPA DE CONCRETAGEM DA HIDRELÉTRICA SANTO ANTÔNIO - Gente de Opinião

Barramento tem fechamento total
 

Nos próximos quinze dias será iniciada a construção do último bloco de fechamento da Hidrelétrica Santo Antônio que está sendo construída no rio Madeira, a sete quilômetros do centro de Porto Velho. A Santo Antônio Energia e o Consórcio Construtor Santo Antônio vão realizar o lançamento do concreto para implantar a última estrutura de fechamento do barramento da hidrelétrica chamada de barragem de gravidade. Esta unirá o eixo de todas as estruturas da Margem Esquerda (composta pelo vertedouro principal e Casas de Força 2 e 3) com as construções no leito do rio, que abrigam as Casas de Força 4 e 5 e o Sistema Extravasor de Troncos, incluindo todas as obras já concluídas e em operação da Margem Direita do rio Madeira.
 

Esta obra, que começa a ser construída para o fechamento da barragem, terá uma altura aproximada de 45 metros, o que equivale a um prédio de 15 andares.
 

Segundo o engenheiro Antônio de Pádua Guimarães, Diretor Técnico da Santo Antônio Energia, o evento é importante.  “Para nós da equipe de Construção é um momento único porque consolida o compromisso com as metas estabelecidas no cronograma de obras que possibilitará o enchimento do recinto e a geração de energia das 18 máquinas instaladas no leito do rio Madeira, prevista para ocorrer no segundo semestre de 2015”.
 

Pádua explica ainda que este último trecho a ser construído significa o fechamento total do barramento da Hidrelétrica Santo Antônio. Os serviços de obras civis a serem implementados a partir de então, serão obras secundárias e de acabamento nas estruturas das Casas de Força 4 e 5 e no Extravasor de Troncos. A conclusão completa da hidrelétrica está prevista para novembro de 2016, com o funcionamento de 50 turbinas bulbo, que irão gerar um total de 3.568 MW, o que significa fornecer energia elétrica para mais de 45 milhões de pessoas em todas as localidades que são atendidas pelo Sistema Interligado Nacional (SIN).

HISTÓRIA

A Hidrelétrica Santo Antônio começou a ser construída dia 1º de setembro de 2008, com serviços de terraplanagem e escavações em terra e rocha. No dia 17 de julho de 2009 aconteceu o primeiro lançamento de concreto na margem direita do rio Madeira, onde hoje estão situados a Casa de Força número 1, com oito turbinas em funcionamento; o Vertedouro Complementar; e o edifício de Comando.
 

A Santo Antônio Energia é a empresa responsável pela implantação e operação da Hidrelétrica (UHE) Santo Antônio, localizada no rio Madeira, a sete quilômetros de Porto Velho (RO). O empreendimento começou a gerar energia no dia 30 de março de 2012, nove meses antes do cronograma original, com o acionamento de duas de suas 50 turbinas do tipo bulbo. O prazo da concessão para utilizar os recursos hídricos do rio Madeira é de 35 anos.
 

Fonte: José Carlos Sá

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)