Sexta-feira, 30 de março de 2012 - 15h01
Aneel autorizou funcionamento das turbinas 1 e 4 da usina do rio Madeira, que enfrenta greve de trabalhadores
A Agência Nacional de Energia Elétrica liberou o início da operação comercial das UG1 e UG4 da UHE Santo Antônio (RO-3.150 MW), de titularidade da Santo Antônio Energia, conforme despacho nº 1.064 publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 30 de março. As unidades tem 139,18 MW de potência instalada total.
Apesar da liberação das turbinas da Aneel, as obras na hidrelétrica Santo Antônio continuam paralisadas e esperam decisão do TRT que deve sair ainda nesta sexta-feira, 30 de março. A greve ocorreu pois os trabalhadores da UHE Santo Antônio reivindicam entre outras coisas, aumento de 30% do salário, cinco dias de folga a cada 70 dias trabalhados e aumento da cesta básica de R$ 170 para R$ 350. Além disso, os testes das unidades geradoras se estenderam em decorrência de problemas técnicos encontrados na primeira turbina.
A Aneel liberou também o início da operação em teste das UG1 e UG2 da PCH São Sebastião, de titularidade da Cotesa Geradora de Energia - PCH São Sebastião Ltda., de acordo com despacho nº 1.065 publicado no D.O.U. As unidades ficam localizadas no município de Nova Trento (SC) e tem 3,699 MW de potência instalada.
Fonte: Agência CanalEnergia
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A