Sábado, 26 de junho de 2010 - 07h05
Começou na última semana a concretagem do segundo grupo de geração da hidrelétrica de Santo Antônio (RO, 3.150 MW). O grupo será formado por 12 unidades geradoras que têm turbinas bulbo, compostas por quatro ou cinco pás. As unidades consumirão cerca de 6.400 metros cúbicos de água por segundo quando a usina estiver em plena operação. Para este grupo gerador, serão utilizados 480 mil m³ de concreto. A etapa, incluindo a montagem eletromecânica, está prevista para ser executada em 26 meses.
No grupo de geração 1, cuja concretagem começou em julho de 2009, 40% do trabalho foi realizado e a previsão para início da operação está marcado para o começo de 2012. Ao todo, a UHE Santo Antônio será formada por quatro grupos de geração, sendo um na margem direita (unidades 1 a 8), dois grupos na margem esquerda (9 a 20 e 21 a 32) e um grupo no leito do Madeira (unidades 33 a 44).
Fonte: Agência CanalEnergia
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A