Segunda-feira, 6 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

UHE Santo Antônio é grande no tamanho, na saúde e segurança



Usina tem estrutura médica diferenciada e equipe
de profissionais capacitado para tratar os doentes


Para garantir a saúde e segurança dos mais de nove mil trabalhadores envolvidos na implantação da UHE Santo Antônio, a Santo Antônio Energia, responsável pela construção e futura operação da hidrelétrica, oferece uma grande estrutura de apoio, voltada para tratamentos médicos, devidamente preparada para atender os seus funcionários e ajudar no combate às doenças endêmicas como a malária. Foram montados ambulatórios devidamente equipados nas margens esquerda e direita do rio Madeira. As enfermarias também contam com aparelhagem para atender emergências médicas.

“A área de construção civil é uma das que mais exige cuidados com o bem-estar dos funcionários. As ações da área de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) são importantes para conscientizar os trabalhadores sobre a necessidade do comportamento seguro, mas é imprescindível dispor de uma estrutura para atender eventuais emergências, especialmente por se tratar de uma obra de grandes proporções, que envolve muitas vidas e que tem diversas atividades, cada uma com riscos específicos”, enfatiza Marcelo Prado, coordenador da área de Saúde e Segurança do Trabalho da Santo Antônio Energia.

O ambulatório da margem esquerda, por exemplo, inaugurado em julho, conta com leitos de emergência, sala para colocação de gesso, um posto de enfermagem, sala de vacinas, sala para observação de pacientes, central de esterilização de materiais e três consultórios, sendo um deles equipado para atendimento audiométrico.

Até o final deste mês será entregue mais um ambulatório médico na margem esquerda do rio. O local será destinado especificamente ao atendimento em medicina ocupacional. Também contará com um consultório odontológico para atendimentos de emergência, uma sala para cuidados fisioterápicos, laboratório de análises clínicas e de radiologia e, ainda, com um complexo destinado às internações para isolamento. Serão 15 leitos exclusivos para o tratamento de doenças endêmicas que exigem acompanhamento, como é o caso da malária. 

Para fazer o atendimento, o canteiro de obras da UHE Santo Antônio conta com uma equipe especializada em saúde do trabalho, que está à disposição 24 horas por dia. A equipe é composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e motoristas de ambulância. Para fazer o transporte dos doentes, tanto interno quanto externo, a Santo Antônio Energia utiliza duas ambulâncias equipadas e dá suporte avançado no caso de ocorrências mais graves.

Fonte: José Carlos Sá

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 6 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Segunda-feira, 6 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)