Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

UHE Jirau firma 4 convênio de compensações com o governo de Rondônia


 Quatro convênios foram firmados entre a Energia Sustentável do Brasil e o Governo do Estado de Rondônia nesta quinta-feira (18), durante a visita do ministro Edison Lobão (de Minas e Energia) ao canteiro de obras da maior hidrelétrica em construção no país. 

O diretor-presidente da Energia Sustentável Victor Paranhos e o governador Ivo Cassol assinaram os documentos, que preveem as seguintes obras: construção de quatro pavilhões para o presídio Ênio Pinheiro; construção da Unidade Integrada de Segurança Pública (UNISP); reforma do quartel do Comando Geral da Polícia Militar de Rondônia; e construção da Delegacia Especializada para apuração de atos infracionais. 

O acordo é resultado do Protocolo de Intenções assumido no ano passado, em cumprimento às condicionantes da Licença Prévia de Jirau, emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em julho de 2007. 

As obras deverão começar ainda no primeiro semestre do ano, logo após aprovação dos projetos e orçamentos pelo Ibama. Além do ministro de Minas e Energia Edison Lobão, presenciaram a formalização do acordo o senador Valdir Raupp, os deputados federais Marinha Raupp, Ernandes Amorim e Moreira Mendes, o prefeito de Ariquemes, Confúcio Moura, e vários outros parlamentares e empresários. 

De acordo com o diretor Institucional da Energia Sustentável, José Lucio de Arruda Gomes, a assinatura desses convênios autenticam a colaboração de Jirau com a segurança no Estado. “Os moradores de localidades próximas à hidrelétrica, como Jaci Paraná, Fortaleza do Abunã, Nova Califórnia, Extrema, entre outras, não precisarão se deslocar até Porto Velho para serem atendidas”, explicou o diretor. 

Com o governo de Rondônia, o valor a ser repassado pela Energia Sustentável do Brasil para compensações soma um montante de R$ 45 milhões. Pelo acordo, o dinheiro deverá ser utilizado na saúde, segurança e infraestrutura, como construção de novas escolas, asfaltamento e conservação de rodovias estaduais e pontes.

Fonte: Crisbele Sena / Comunica

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)