Porto Velho (RO) quarta-feira, 19 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

UHE Jirau firma 4 convênio de compensações com o governo de Rondônia


 Quatro convênios foram firmados entre a Energia Sustentável do Brasil e o Governo do Estado de Rondônia nesta quinta-feira (18), durante a visita do ministro Edison Lobão (de Minas e Energia) ao canteiro de obras da maior hidrelétrica em construção no país. 

O diretor-presidente da Energia Sustentável Victor Paranhos e o governador Ivo Cassol assinaram os documentos, que preveem as seguintes obras: construção de quatro pavilhões para o presídio Ênio Pinheiro; construção da Unidade Integrada de Segurança Pública (UNISP); reforma do quartel do Comando Geral da Polícia Militar de Rondônia; e construção da Delegacia Especializada para apuração de atos infracionais. 

O acordo é resultado do Protocolo de Intenções assumido no ano passado, em cumprimento às condicionantes da Licença Prévia de Jirau, emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em julho de 2007. 

As obras deverão começar ainda no primeiro semestre do ano, logo após aprovação dos projetos e orçamentos pelo Ibama. Além do ministro de Minas e Energia Edison Lobão, presenciaram a formalização do acordo o senador Valdir Raupp, os deputados federais Marinha Raupp, Ernandes Amorim e Moreira Mendes, o prefeito de Ariquemes, Confúcio Moura, e vários outros parlamentares e empresários. 

De acordo com o diretor Institucional da Energia Sustentável, José Lucio de Arruda Gomes, a assinatura desses convênios autenticam a colaboração de Jirau com a segurança no Estado. “Os moradores de localidades próximas à hidrelétrica, como Jaci Paraná, Fortaleza do Abunã, Nova Califórnia, Extrema, entre outras, não precisarão se deslocar até Porto Velho para serem atendidas”, explicou o diretor. 

Com o governo de Rondônia, o valor a ser repassado pela Energia Sustentável do Brasil para compensações soma um montante de R$ 45 milhões. Pelo acordo, o dinheiro deverá ser utilizado na saúde, segurança e infraestrutura, como construção de novas escolas, asfaltamento e conservação de rodovias estaduais e pontes.

Fonte: Crisbele Sena / Comunica

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Coopprojirau e Observatório ambiental visitam UHE Jirau

Coopprojirau e Observatório ambiental visitam UHE Jirau

A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, mantém uma agenda de visitas institucionais que inclui os pr

Estudantes de engenharia visitam UHE Jirau

Estudantes de engenharia visitam UHE Jirau

Universitários conheceram algumas estruturas do empreendimento

Obras do Linhão de Machadinho e Buritis serão licitadas em Outubro

Obras do Linhão de Machadinho e Buritis serão licitadas em Outubro

Com o objetivo de conectar as cidades abastecidas de energia elétrica por usinas térmicas ao Sistema Interligado Nacional, a Eletrobras Distribuição R

Linhão vai interligar o Amazonas com as usinas de Rondônia e Pará

Linhão vai interligar o Amazonas com as usinas de Rondônia e Pará

As interligações previstas são as seguintes: a da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, no Pará, com Parintins; a das usinas de Jirau e Santo Antônio, em Ron