Porto Velho (RO) sexta-feira, 20 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Tamanho de Jirau impressiona vice-presidente da Comissão Infraestrutura do Senado


O vice-presidente da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado, Sérgio Petecão (PSD-AC), visitou a Usina Hidrelétrica Jirau na quinta-feira, 05, para conhecer o empreendimento e saber do andamento da obra. “Apesar de morar no Acre, aqui do lado, eu ainda não conhecia a UHE Jirau, que é uma das maiores obras de engenharia que está sendo executada no nosso país e que tem tudo a ver com o meu estado. Eu conheço o Rio Madeira e achava que era impossível fazer uma obra desse tamanho neste Rio. Daí a minha curiosidade e a minha expectativa”, diz o senador, sobre o objetivo da visita.
 

Petecão e seus assessores foram recepcionados pelo diretor Institucional da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), José Lucio de Arruda Gomes e pelo assessor da diretoria da Tractebel Energia, Luiz Artur Arantes de Freitas, que os guiaram em uma visita aos principais pontos da obra, como as Casas de Força da margem direita e esquerda, onde estão localizadas as unidades geradoras de energia; o Vertedouro, que regula o nível de água do reservatório; as áreas em que estão sendo montados os componentes das turbinas; o Edifício de Controle, onde é feita a operação da Usina; bem como a infraestrutura de alojamentos e refeitório oferecida aos trabalhadores.
 

Os visitantes também assistiram a vídeos e apresentações sobre o empreendimento e aproveitaram para saber mais sobre a oportunidade de emprego que está sendo dada a jovens da região. A ESBR, em parceria com o Serviço Nacional da Indústria (SENAI), está capacitando gratuitamente moradores de Porto Velho e também do estado do Acre, na área de Eletromecânica, para trabalharem na operação da UHE Jirau.
 

Ao deixar a Usina, o senador declarou ter ficado muito impressionado com tudo o que viu, sobretudo com o tamanho e a organização do empreendimento. “Saio daqui maravilhado com o que a Engenharia é capaz de fazer e convencido da importância dessa hidrelétrica para a nossa região e para o País. Vou fazer um relatório da minha visita para apresentar lá na comissão e convidar o nosso presidente, que é o senador Fernando Collor, para que ele também possa vir fazer uma visita e conhecer essa obra”, enfatiza.
 

Segundo o diretor Institucional da ESBR, para a empresa também é importante que os parlamentares conheçam e se informem sobre a UHE Jirau. “Isso renova muito a nossa vontade de trabalhar. A gente viu o entusiasmo que o senador ficou, os elogios que nós recebemos pela organização e pela grandiosidade da Usina. É muito bom pra nós receber essas pessoas, que de uma forma positiva nos apoiam e nos ajudam também no cenário nacional”, conclui José Lucio.

Fonte: Comunica

 

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A