Porto Velho (RO) sábado, 23 de fevereiro de 2019
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Subestações construídas para as copas das Confederações e do Mundo poderão evitar quedas de energia


Pedro Peduzzi
Agência Brasil

 

Brasília - A construção de subestações de energia, localizadas próximas a áreas estratégicas para os jogos da Copa das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo de 2014, em Brasília, poderão evitar as frequentes quedas de energia pelas quais passa a capital federal. A expectativa do governo do Distrito Federal (GDF) é que os benefícios das subestações a serem instaladas perto do Estádio Nacional de Brasília e do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, sejam estendidos e ajudem a desafogar o fornecimento de energia em outras localidades.
 

Só com a subestação que será construída nos arredores do estádio, que ficará pronta em abril do ano que vem,, o GDF espera garantir o fornecimento de energia em toda a área central da cidade, contemplando, entre outros, os setores Hospitalar, Hoteleiro, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Parque da Cidade, a Esplanada dos Ministérios e o Sudoeste.
 

A estimativa é de que a subestação, que já está 30% concluída, custe R$ 19 milhões. Os equipamentos importados da Coreia do Sul e da Alemanha são financiados pela proprietária do estádio, a Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap). Apesar de a obra usar 30 cabos de energia, apenas dois serão necessários para abastecer o estádio.
 

Para ajudar na alimentação da carga, o estádio contará com mais dois pontos de alimentação (as subestações Brasília Centro e Sudoeste), e com duas fontes de energia (Sistema Interligado Nacional e Corumbá 3 e 4). A arena contará, ainda, com gerador e energia solar.
 

Já o aeroporto será beneficiado com a construção da Subestação Hípica, localizada em suas proximidades. O terminal é alimentado, atualmente, pela Subestação do Núcleo Bandeirante, que está sobrecarregada. Com a nova subestação, moradores do Park Way, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo e Lago Sul também serão beneficiados.
 

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A