Porto Velho (RO) segunda-feira, 16 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Sto Antônio Energia seleciona alunos para curso Gestão em Meios de Hospedagem


Aulas são oferecidas pela concessionária como investimento de compensação social pela instalação da Usina Hidrelétrica Santo Antônio.


 

Promover a capacitação da mão de obra local e fornecedores para atender as demandas trazidas pela implantação da usina são os objetivos do Subprograma de Qualificação da População, desenvolvido pela Santo Antônio Energia. Para isso, a empresa responsável pela implantação e futura operação da hidrelétrica Santo Antônio oferecerá o curso de Gestão em Meios de Hospedagem, em parceria com o Senac RO.

O processo seletivo aconteceu dia 22 de outubro, no auditório do Senac RO. Foram convidados para participar da seleção, alunos do último ano do ensino médio de escolas públicas de maior representatividade em Porto Velho, como as escolas João Bento da Costa, São Luís, Castelo Branco e Orlando Freire. Todos os candidatos deveriam ser maiores de idade e não estar empregados.

Para Nina Cátia, uma das coordenadoras do curso, é preciso fazer uma análise dos candidatos para que o resultado seja completamente positivo. Através da seleção, será possível traçar perfis e identificar competências fundamentais para o bom andamento das atividades do curso. “Ao contrário que muita gente acredita, investir em inclusão social não é apenas oferecer recursos, é preciso acompanhar para incluir com eficácia”, destaca.

O jovem Eloísio de Araújo, de 18 anos, disse estar confiante com sua prova e espera conseguir uma das 28 vagas disponíveis. Em sala de aula, os selecionados serão capacitados para atuarem como gestores de unidades hoteleiras, que abrangem desde hotéis a pequenas pousadas. Os que terminarem o curso serão incluídos automaticamente no Banco de Oportunidades do Senac, uma espécie de banco de dados que encaminha gradativamente os egressos para o mercado de trabalho.

Sobre o curso

O curso Gestão em Meios de Hospedagem objetiva a formação socioprofissional para o mercado de hotelaria em Porto Velho. As aulas iniciarão no próximo dia 03 de novembro, acontecerão de 08h às 12h e irão durar 02 meses. Com o curso, os alunos serão capazes de gerenciar unidades hoteleiras com eficiência, contribuindo com o processo de tomada de decisões da empresa a partir da análise do mercado atual. Todos os alunos receberão benefícios de vale transporte, lanche diário e encaminhamento profissional.
 

Santo Antônio Energia

É a concessionária responsável pela construção e futura operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. A usina tem potência instalada de 3.150,4 megawatts e capacidade para abastecer 11 milhões de residências, ou aproximadamente 40 milhões de pessoas. O empreendimento tem investimento de R$ 13,5 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis, pois utiliza tecnologia de ponta para melhor eficiência energética com menor impacto ambiental. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Eletrobras Furnas, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Cemig e o Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP). A UHE Santo Antônio é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.



Fonte: José Carlos Sá
 

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A