Porto Velho (RO) sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Solução para apagão em Rondônia e Acre só em 18 meses, diz MME




MME garante que em 18 meses problema de apagão no AC e RO será apenas uma lembrança ruim do passado.

Pelo que decretou o Secretário Executivo do Ministério das Minas e Energia (MME), Josias Matos, em coletiva cedida à imprensa no Palácio das Secretarias, na manhã de hoje, o acreano ainda vai conviver com os apagões que tiram o seu conforto, por mais de 18 meses. O secretário veio ao Acre dizer o que todos já sabiam:

- O que imperrou foi os embargos ambientais nas obras de construção de uma segunda linha de transmissão, mas esse problema já foi resolvido e em 18 meses já teremos uma energia 100% garantida nos dois estados interligada ao Operador Nacional - comentou.

O encontro contou com a presença dos deputados federais, Perpétua Almeida (PC do B) e Gladson Cameli (PP), que não gostaram nada do que ouviram. A deputada comunista disse que “o Acre não pode ficar refém de um sistema elétrico falho e nós não podemos esperar ainda mais um ano para ver esse problema ser resolvido. O que nós queremos é uma solução imediata pois quem vem pagando pelo prejuízo é a população. O Estado está em fase de desenvolvimento e é preciso ter um ponto positivo no setor energético para que sejamos um atrativo e novas empresas e indústrias possam vir e se instalar no Acre” disse.



A reunião contou ainda com a presença do secretário de Planejamento, Gilberto Siqueira. Um segundo linhão ficará pronto para acabar de vez com as constantes quedas de energia elétrica que tanto tem atormentado o acreano, causando prejuízos na economia e sérios transtornos á população.

Em 2010, já foram registrados dois apagões no Acre, dias 08 de janeiro e 07 de Julho. O último, deixou os acreanos por mais de 3 horas e meia sem energia elétrica. Além da capital acreana, foram atingidas mais 10 cidades. Em Rondônia, foram 50 cidades e a capital, Porto Velho. O problema teria ocorrido por conta do desligamento de uma linha de transmissão, segundo a Eletronorte.

Fonte: Salomão Matos, ac24horas
 

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A