Porto Velho (RO) domingo, 17 de fevereiro de 2019
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Sistema de gestão de segurança do trabalho da Santo Antônio Energia é premiado




Tecnologia permite maior eficiência
na prevenção de acidentes de trabalho

 

A Santo Antônio Energia, responsável pela operação da usina hidrelétrica Santo Antônio, é agraciada com o título “Ferramenta Prevencionista 2011”, outorgado pela Agência Brasil de Segurança (ABS), em virtude da utilização de um sistema inédito de inspeção online para atender a área de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente (SSTMA). O prêmio foi entregue na noite do dia 12 de abril, em evento realizado em São Paulo ao responsável pela implantação da ferramenta, o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Santo Antônio Energia, Marcelo Pires Ferreira Prato.
 

Anualmente, a Agência premia empresas que inovam nas áreas de gestão de saúde e segurança do trabalho, meio ambiente industrial e de prevenção e combate a incêndios e emergências. Para isso, a comissão organizadora analisa e destaca cases, ferramentas e ações em prevenção que são apresentadas no decorrer do período avaliado, no caso o ano de 2011.
 

Com o sistema SSTMA, o trabalho de campo que antes era realizado por um técnico que utilizava caneta esferográfica comum e formulários de check-list para depois ser digitado, tabulados e só então transformados em informações foi informatizado, o que possibilita a otimização de tempo e qualidade do trabalho.
 

Agora cada técnico trabalha com uma caneta inteligente que possui tinta, mas que escreve em um papel especial. Ao término da inspeção, os dados são gravados nas canetas, descarregados através do Bluetooth e o servidor decodifica os dados manuscritos, tabula e transforma em gráficos com indicadores gerenciais que ficam disponíveis para as tomadas de decisões pela gerência.
 

“Com o sistema SSTMA, a produtividade da equipe cresceu em 30%, aumentando também a confiabilidade dos dados e a rapidez de identificação do problema e do acompanhamento das ações de melhoria”, explica Prato.
 

Originalmente, o sistema foi desenvolvido para elaborar relatórios e diante do interesse da Santo Antônio Energia a empresa adaptou o software para a demanda proposta. Para isso, foi desenvolvido aproximadamente 40 formulários usados nas inspeções para coleta de dados e testes entre novembro de 2009 e janeiro de 2010, quando foi implantado definitivamente.
 

“O destaque é que é possível o monitoramento em tempo real das áreas de trabalho e onde está cada frente de trabalho. Acredito que a Santo Antônio Energia é a primeira empresa a usar este tipo de tecnologia voltada à segurança do trabalho”, assegura Prado.

Santo Antônio Energia

É a concessionária responsável pela construção e operação da usina hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. A usina tem potência instalada de 3.150,4 megawatts e capacidade para abastecer 11 milhões de residências, ou aproximadamente 40 milhões de pessoas. O empreendimento tem investimento de R$ 16 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis, pois utiliza tecnologia de ponta para melhor eficiência energética com menor impacto ambiental. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Eletrobras Furnas, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Cemig e o Caixa FIP Amazônia Energia. A usina hidrelétrica Santo Antônio é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

Fonte: José Carlos Sá

 

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A