Porto Velho (RO) domingo, 17 de fevereiro de 2019
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

SIPAM: Trimestre terá chuvas acima da média em Rondônia



De acordo com o último boletim climático do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), concluído semana passada, o próximo trimestre (outubro, novembro e dezembro) será de chuvas acima da média para a porção sul, sudeste e oeste do Mato Grosso e centro-sul e oeste de Rondônia.

O fato repete o ocorrido em setembro, quando a formação do fenômeno El Niño aumentou a circulação de ventos em altos níveis da atmosfera, deslocando a massa de ar seco que poderia atuar sobre Rondônia e Mato Grosso para o norte da Amazônia. Por isso, notou-se o aumento da precipitação nesses estados (sobretudo no norte e nordeste do Mato Grosso), enquanto o Amazonas registrou tempo seco, que acabou favorecendo a ocorrência de queimadas.

Já as temperaturas para os próximos meses deverão ficar acima da média em quase toda a região Amazônica. Somente o Centro-Sul do Mato Grosso deverá ficar ligeiramente abaixo da média devido a episódios de ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), uma faixa de nebulosidade orientada no sentido noroeste-sudeste, que se estende do sul da Amazônia ao Atlântico Sul-Central nos meses de verão.

Temporais nessa semana

Nessa semana, a meteorologia prevê que as chuvas iniciadas desde a noite de segunda-feira (12) devem acontecer até sexta-feira. Os dias serão nublados, com pancadas de chuva e trovoadas. Isso acontece devido à presença de uma frente fria sobre a região sudeste, que traz zonas de instabilidade para a porção sul da Amazônia. O tempo chuvoso atinge sobretudo o sul do Amazonas, noroeste do Mato Grosso, centro-norte de Rondônia e Acre.

Segundo o meteorologista Luiz Alves, os temporais são comuns entre os meses de setembro e outubro, quando a região está em transição para a estação chuvosa, o que requer atenção da população devido aos fortes ventos e raios. “Nessa semana, as chuvas irão cair pesadas principalmente entre quinta e sexta-feira”, adianta o meteorologista. Como a temperatura tende a cair quando chove, os rondonienses poderão desfrutar de um tempo um pouco mais ameno nessa semana, entretanto, o mormaço continua e os termômetros não sofrerão queda significativa, variando entre 35 ºC e 21 ºC.

Fonte: Vanessa Ibrahim

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A