Quarta-feira, 24 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Sindicatos discordam de demissões em Jirau, diz vice-presidente da Força


 
Brasília - Os sindicatos discordam da demissão de trabalhadores na Usina Hidrelétrica Jirau (RO), em decorrência da redução do ritmo das obras, disse hoje (15) o vice-presidente da Força Sindical, Miguel Torres.

Os ministros da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e do Trabalho, Carlos Lupi, participaram ontem (14) de reunião com representantes de empreiteiras e de sindicatos para discutir os problemas relacionados às condições de trabalho na usina. Ao final do encontro, os dois ministros disseram que haverá demissões em Jirau, onde ocorreu uma greve no mês passado.

O consórcio responsável pelas obras contratou um grande contingente de operários para concluir Jirau até março de 2012, embora o prazo original seja janeiro de 2013.

“Há uma grande confusão sobre as demissões. Estive em todas as reuniões e em nenhum momento as centrais concordaram isso”, disse Torres. “O que concordamos com o governo, durante a reunião, foi a retirada dos seguranças que as empresas têm lá. O que elas alegam é que aumentaram o numero de trabalhadores para antecipar a obra. Como não conseguiram, estão demitindo.”

De acordo com o vice-presidente da Força Sindical, o clima ainda é tenso no canteiro de obras. A construção da usina ficou parada por 15 dias no mês passado. A greve começou depois da depredação de alojamentos, veículos e equipamentos. O protesto foi contra as condições de trabalho e terminou com acordo entre a empresa e os sindicatos.

Mesmo discordando das demissões, Torres espera fechar um acordo com as empresas. “Estamos apostando na negociação e fazendo todos os esforços para que possamos ter um bom encaminhamento.”


Fonte: Roberta Lopes / Agência Brasil
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)