Porto Velho (RO) sábado, 22 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Servidores do DER visitam obras da Usina de Santo Antônio


Porto Velho, 22 de fevereiro de 2011 - Servidores do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) visitaram na manhã desta terça-feira (19), o canteiro de obras da usina hidrelétrica de Santo Antônio, em Porto Velho. Servidores do DER visitam obras da Usina de Santo Antônio  - Gente de Opinião
 

O grupo de servidores das áreas de engenharia, de gestão pública e do jurídico acompanhou o diretor-geral do DER, engenheiro Lúcio Mosquini, por todo o empreendimento, onde trabalham aproximadamente 15 mil pessoas, sendo pouco mais de mil mulheres.
 

O passeio pelo empreendimento foi coordenador pelo analista de relações públicas, jornalista José Carlos de Sá Júnior. O vice-prefeito de Jaru, Flávio Correa, também acompanhou a visita a convite de Mosquini.
 

Após cerca de duas horas percorrendo o canteiro de obras, Lúcio Mosquini se mostrou impressionado com a grandeza do empreendimento. Para o diretor, a gestão adotada pela Santo Antônio Energia é uma lição de organização, princípios e procedimentos. “Isso é uma prova de que a gestão é responsável pelo resultado”, afirmou.
 

Na visão do diretor, ele conseguiu passar aos servidores a idéia de exemplo de gestão. O objetivo da visita – destacou Mosquini - foi promover e despertar o desejo de organização. Ele ressaltou que está em busca da qualidade de gestão, e que essa é a nova postura na administração. Para Mosquini, o ideal na administração e fundir os conceitos privado e público.
 

“Fiquei impressionado com a organização. Tudo é minuciosamente planejado e com segurança. As ruas bem sinalizadas, com placas de trânsito e com os nomes dos locais de trabalho. Há placas com orientações sobre socorro e também para entrar na balsa, indicando a preferência por veículos, sem contar a limpeza”, detalhou Mosquini.
 

Carlos Sá disse que o canteiro de obras tem dois refeitórios, sendo o maior deles com capacidade para três mil pessoas. No canteiro também há alojamentos, campo de futebol e posto médico. Ele lembrou que a obra teve início em setembro de 2008 e hoje tem 40% de conclusão. Disse que os trabalhos estão adiantados, lembrando que a previsão para o início da operação era maio de 2012, mas, devido ao adiantamento, a primeira turbina começa a operar em dezembro deste ano.
 

O prazo da concessão para utilizar os recursos hídricos do rio Madeira é de 35 anos e a potência instalada da hidrelétrica é de 3.150,4 megawatts, energia suficiente para abastecer 11 milhões de residências, o equivalente a 40 milhões de pessoas. O investimento total para implantação da usina hidrelétrica está estimado em R$ 14,5 bilhões. Da capacidade total, 800 megawatts serão disponibilizados para Rondônia e Acre.

Fonte: Decom
 

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Na manhã de hoje, em comemoração ao Dia da Árvore, foi inaugurado um bosque na Hidrelétrica Santo Antônio. A área de mais de dois hectares, o equivale

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão também analisou outros projetos que seguem para votação em Plenário...

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de Transposição de Peixes da UHE Jirau foi projetado pelos melhores especialistas no assunto