Quarta-feira, 15 de junho de 2011 - 06h36
A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado apresentou nesta terça-feira, 14 de junho, o relatório da visita feita aos canteiros de obras das usinas hidrelétricas de Jirau (RO - 3.300 MW) e Santo Antônio (RO - 3.150 MW) em abril. O documento conclui que os efeitos previstos no estudo de impacto ambiental devem ser observados com a máxima importância. Além disso, o relatório indica também que todas as etapas da fase de planejamento devem ser submetidos ao acompanhamento do Poder Público.
Em março, as obras foram paralisadas na UHE Jirau devido a agitações sociais envolvendo operários. Na ocasião, ônibus e alojamentos foram depredados por manifestantes e na mesma época foram discutidas quais as causas dos acontecimentos, se os protestos foram causados por motivos sociais ou apenas atos de vandalismo.
Os senadores acreditam também que a construtora Camargo Corrêa tenha contratado mais trabalhadores e terceirizado mais serviços a fim de antecipar o término da usina. Este aumento não estava previsto no impacto ambiental e pode ter contribuído para a insatisfação dos trabalhadores.
O documento, apresentado pelo presidente da Comissão, senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), sugere que daqui em diante, o Ministério do Meio Ambiente analise o licenciamento das linhas de transmissão junto com o licenciamento da usina. Segundo a conclusão da Comissão, há temor de que as obras de Jirau fiquem prontas antes da linha de transmissão começar a escoar a energia produzida.
Outro ponto destacado, foi uma sugestão do senador Blairo Maggi de que seja feito um projeto de lei que autorize o recolhimento de parte do ICMS da energia aconteça na origem, reduzindo os impactos econômicos.
Matheus Gagliano, da Agência CanalEnergia
Com informações da Agência Senado
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A