Porto Velho (RO) quinta-feira, 20 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Senadora diz que invasão a Jirau foi patrocinada por autoridades


A senadora Fátima Cleide (PT-RO) usou a tribuna no plenário para denunciar a “invasão  patrocinada” da usina hidrelétrica de Jirau, no rio Madeira, cujas obras estão paralisadas há dois dias por conta do bloqueio da estrada por cerca de 350 pessoas que moram na Floresta Nacional (Flona) Bom Futuro. CLIQUE E OUÇA O DISCURSO DA SENADORA NO SENADO FEDERAL.

A senadora acusou “autoridades do Estado” de patrocinar o movimento, inclusive com “o pagamento de passagens”. “Isso é um absurdo. Querem legalizar um acordo, que por ora não passa de protocolo de intenções, cometendo ilegalidades”, disse a senadora, referindo-se ao acordo – que ainda precisa de aval do Congresso – feito entre o ministro do Meio Ambiente e governador do Estado para troca da Flona por reservas estaduais localizadas na região do rio Madeira.

A senadora fez um apelo para que o governo federal e o governo estadual resolvam a situação sem conflitos. Segundo ela, o governo do estado exige da Casa Civil um documento informando que encaminhará ao Congresso uma Medida Provisória que permita a legalização da troca. “Eu aguardo que a secretária Erenice Guerra, da Casa Civil, envie este documento ao governador se comprometendo com o envio para o Congresso de uma medida provisória em no máximo 15 dias”.  

 Segundo Fátima, o governador fez esta imposição, e abertamente afirma que os trabalhos em Jirau só serão retomados com o documento da Casa Civil. “É uma imposição de quem está patrocinando o movimento e que, diga-se de passagem, perdeu o controle sobre ele, está desesperado, por isso pediu este documento”. 

Assessoria de Imprensa da senadora Fátima Cleide

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão também analisou outros projetos que seguem para votação em Plenário...

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de Transposição de Peixes da UHE Jirau foi projetado pelos melhores especialistas no assunto

Coopprojirau e Observatório ambiental visitam UHE Jirau

Coopprojirau e Observatório ambiental visitam UHE Jirau

A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, mantém uma agenda de visitas institucionais que inclui os pr