Quinta-feira, 25 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Senador Valdir Raupp diz que obras de Jirau serão retomadas ainda hoje


 
(Brasília, 05.04.11) Em relato, no Plenário, sobre a ida da comissão externa às obras das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, no Rio Madeira, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) informou aos colegas que a situação em Jirau já se encontra normalizada e que as obras devem ser retomadas já nesta terça-feira (5). Ele é um dos seis senadores que integram a comissão.

Raupp elogiou a agilidade do presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), em atender ao requerimento do ex-governador de Rondônia e atual senador Ivo Cassol (PP) e criar a comissão para verificar a situação após os conflitos ocorridos no dia 16 de março. Os demais integrantes da comissão, além de Rollemberg e Cassol, informou, foram o senador e ex-governador do Acre, Jorge Viana (PT), o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) e o senador Blairo Maggi (PR-MT)
- O que vimos lá foi um ato de vandalismo de poucas pessoas em que queimaram 30 acampamentos numa obra com cerca de 20 mil trabalhadores. A situação está distensionada - declarou.

Raupp informou que a Usina de Santo Antônio já voltou a funcionar plenamente e que Jirau deve voltar a funcionar aos poucos. Informou também que as investigações sobre os episódios estão sendo realizadas pela Polícia Federal e pela polícia estadual. Ele declarou que, ao que tudo indica, o quebra-quebra "foi obra de bandidos". Segundo o parlamentar, o governo federal enviou efetivo da Força Nacional de Segurança federal, da qual permanecem 150 homens no local.

O senador Blairo Maggi (PR-MT) disse, em aparte, que a ida da comissão ao local dos distúrbios mostrou "a inexistência de problemas trabalhistas, conforme se suspeitava". Confirmou a presença de sindicalistas, especialmente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e salientou que a data do dissídio coletivo para discutir aumento salarial é no início de maio. O parlamentar destacou ainda a "importância da obra para o crescimento sustentável do país".

O senador Ivo Cassol, por sua vez, comentou a forma como os atos ocorridos em Jirau tiveram "efeito cascata", espalhando-se pela Usina de Santo Antônio, depois para o estado do Mato Grosso e outros estados, em obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)
Código Florestal

Ao final de seu discurso, Raupp mencionou a presença de cerca de mil trabalhadores rurais em manifestação ao redor do Congresso Nacional pedindo agilidade na aprovação do projeto que modifica o Código Florestal Brasileiro. Raupp disse desejar que a aprovação seja breve na Câmara e no Senado.


Fonte: Agência Senado
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)