Segunda-feira, 4 de abril de 2011 - 18h19
(Brasília, 04.04.11) O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) defendeu a urgente retomada das obras de construção das usinas de Jirau e Santo Antônio, no Rio Madeira, durante a visita feita nesta segunda-feira(04/04) pela comitiva de senadores da Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal. As obras estão paralisadas desde os conflitos registrados nos últimos 15 dias e que resultaram na destruição de alojamentos e ônibus, especialmente no canteiro de Jirau.
O senador que integrou a comitiva de parlamentares considerou a visita bastante positiva, e disse que aguarda as providências por parte do governo federal em relação aos pleitos feitos pelos trabalhadores das duas usinas, principalmente no se referem as condições de trabalho e salários. Um relatório será produzido pela Comissão de Meio Ambiente nos próximos dias, e será encaminhado ao governo federal para que as medidas sejam tomadas, informou o senador Raupp.
Ele destacou que as usinas do Madeira se constituem numa antiga reivindicação de sua parte e começou a ser planejada quando exerceu o cargo de governador do estado na década de 1990. Quando governador solicitei a uma empresa especializada que realizasse os estudos de viabilidade das usinas, a partir do aproveitamento do Rio Madeira’, disse o senador.
“Hoje quando as usinas se concretizam não podemos ficar calados diante da situação caótica em ficaram os canteiros em virtude dos conflitos entre trabalhadores. Precisamos agir e a vinda da Comissão de Meio Ambiente ao estado foi importante”, frisou o senador.
Integraram a Comitiva nesta visita, além do senador Raupp, o presidente da Comissão de Meio Ambiente, Rodrigo Rolemberg(PSB-DF); os senadores Blairo Maggi (MT), Jorge Viana(AC); Acir Gurgaz e Ivo Cassol, de Rondônia.
Fonte: Ribamar Rodrigues
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A