Porto Velho (RO) domingo, 17 de fevereiro de 2019
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Senador Raupp e deputada Marinha visitam obras da Usina hidrelétrica de Jirau



O senador Valdir Raupp e a deputada federal Marinha Raupp visitam nesta quinta-feira (15), as obras de construção da usina hidrelétrica de Jirau, em Porto Velho. A visita que se estenderá ao Pólo Industrial da capital, atende a convite formulado pela empresa responsável pela construção da usina, a Energia Sustentável do Brasil.

De acordo com a programação, às 09h, o senador, a deputada e demais autoridades convidadas sairão de Porto Velho em três microônibus, com chegada prevista ao canteiro de obras às 10h30. Em seguida, os convidados acompanharão uma apresentação sobre o empreendimento e os programas socioambientais. Das 11h30 às 13h – ocorrerá a visita ao canteiro de obras, seguido de um almoço. O retorno a Porto Velho está previsto para às 15h.

As obras de Jirau empregam mais de 8 mil trabalhadores e se constituem em uma das maiores concentrações de equipamentos de terraplenagem em operação no Brasil, com 300 equipamentos. As usinas de Jirau e Santo Antônio estão orçadas em R$ 20 bilhões e integram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.

Para o senador Raupp, a construção das usinas de Jirau e Santo Antônio gerou cerca de 20 mil empregos diretos e 60 mil empregos indiretos, e contribuiu de forma extraordinária para o crescimento de Porto Velho e de todo o estado de Rondônia.

Ele lembrou que a sua luta em prol da construção das usinas de Jirau e Santo Antônio, vem desde o período em que governou o estado, na década de 1990. “Convencido do potencial do rio Madeira, encomendei estudo de aproveitamento do rio à empresa Planel do Rio de Janeiro”, explicou o senador acrescentando que há dez anos atrás, já tinha a convicção formada de que o rio Madeira seria uma das grandes fontes de energia para o Brasil.

Para ele, as usinas de Santo Antônio e de Jirau fazem parte do conjunto de centrais hidroelétricas que fornecerão a necessária e urgente energia de que o Brasil precisa para viabilizar seu projeto de desenvolvimento. 

Fonte: Ribamar Rodrigues

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A