Porto Velho (RO) quarta-feira, 19 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Senador Raupp e deputada Marinha visitam obras da Usina hidrelétrica de Jirau



O senador Valdir Raupp e a deputada federal Marinha Raupp visitam nesta quinta-feira (15), as obras de construção da usina hidrelétrica de Jirau, em Porto Velho. A visita que se estenderá ao Pólo Industrial da capital, atende a convite formulado pela empresa responsável pela construção da usina, a Energia Sustentável do Brasil.

De acordo com a programação, às 09h, o senador, a deputada e demais autoridades convidadas sairão de Porto Velho em três microônibus, com chegada prevista ao canteiro de obras às 10h30. Em seguida, os convidados acompanharão uma apresentação sobre o empreendimento e os programas socioambientais. Das 11h30 às 13h – ocorrerá a visita ao canteiro de obras, seguido de um almoço. O retorno a Porto Velho está previsto para às 15h.

As obras de Jirau empregam mais de 8 mil trabalhadores e se constituem em uma das maiores concentrações de equipamentos de terraplenagem em operação no Brasil, com 300 equipamentos. As usinas de Jirau e Santo Antônio estão orçadas em R$ 20 bilhões e integram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.

Para o senador Raupp, a construção das usinas de Jirau e Santo Antônio gerou cerca de 20 mil empregos diretos e 60 mil empregos indiretos, e contribuiu de forma extraordinária para o crescimento de Porto Velho e de todo o estado de Rondônia.

Ele lembrou que a sua luta em prol da construção das usinas de Jirau e Santo Antônio, vem desde o período em que governou o estado, na década de 1990. “Convencido do potencial do rio Madeira, encomendei estudo de aproveitamento do rio à empresa Planel do Rio de Janeiro”, explicou o senador acrescentando que há dez anos atrás, já tinha a convicção formada de que o rio Madeira seria uma das grandes fontes de energia para o Brasil.

Para ele, as usinas de Santo Antônio e de Jirau fazem parte do conjunto de centrais hidroelétricas que fornecerão a necessária e urgente energia de que o Brasil precisa para viabilizar seu projeto de desenvolvimento. 

Fonte: Ribamar Rodrigues

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Coopprojirau e Observatório ambiental visitam UHE Jirau

Coopprojirau e Observatório ambiental visitam UHE Jirau

A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, mantém uma agenda de visitas institucionais que inclui os pr

Estudantes de engenharia visitam UHE Jirau

Estudantes de engenharia visitam UHE Jirau

Universitários conheceram algumas estruturas do empreendimento

Obras do Linhão de Machadinho e Buritis serão licitadas em Outubro

Obras do Linhão de Machadinho e Buritis serão licitadas em Outubro

Com o objetivo de conectar as cidades abastecidas de energia elétrica por usinas térmicas ao Sistema Interligado Nacional, a Eletrobras Distribuição R

Linhão vai interligar o Amazonas com as usinas de Rondônia e Pará

Linhão vai interligar o Amazonas com as usinas de Rondônia e Pará

As interligações previstas são as seguintes: a da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, no Pará, com Parintins; a das usinas de Jirau e Santo Antônio, em Ron