Porto Velho (RO) sexta-feira, 1 de julho de 2022
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Senador Acir Gurgacz: As usinas hidrelétricas são motivo de orgulho e preocupação


 

Na tarde do dia 22 de setembro, o senador Acir Gurgacz, em pronunciamento no Plenário do Senado Federal destacou a importância das obras das Usinas Hidrelétricas do rio Madeira, de Jirau e Santo Antônio para todo o Brasil. Todavia, o parlamentar alertou a todos os presentes, na sessão, sobre o lado negativo que essas usinas vêm trazendo para o Estado de Rondônia.


É notório que as Usinas Hidrelétricas ajudarão ainda mais o desenvolvimento do Brasil, podendo fornecer energia ecologicamente correta, gerar emprego e renda. Hoje, mesmo em fase de construção, já estão viabilizando o crescimento do parque industrial de Rondônia. Entretanto, é importante atentar aos impactos ambientais que podem ocasionar com essas duas usinas.


Em Rondônia, por exemplo, a produção pesqueira é considerada como uma das principais atividades econômicas no Estado, somando aproximadamente cinco mil famílias de pescadores que vivem desta renda. Este impacto é flagrante e inegável pela falta dos peixes e empobrecimento destas famílias.


O senador Acir Gurgacz declarou que falta visão das autoridades ambientais quanto à real importância dessas obras num contexto nacional e internacional. “Minha preocupação central é com a sustentabilidade dos pequenos produtores rurais, entre eles os ribeirinhos e pescadores do Rio Madeira, que estão vivendo uma grave crise financeira causada pela diminuição radical de sua produção pesqueira”, declarou.


Segundo o parlamentar é necessário corrigir os Projetos Básicos Ambientais (PBA), pois hoje essa população é diretamente atingida por estas obras. O senador afirmou que se reunirá em breve com representantes de comunidades que estão sendo prejudicadas com a escassez de peixes provocada pelas obras das usinas. "A ideia é encontrar uma solução adequada para todos os envolvidos. Tenho certeza de que chegaremos a um bom termo", afirmou o parlamentar.



Fonte: Ascom

 

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A