Terça-feira, 1 de setembro de 2009 - 13h22
O secretário da Sedam, Cletho Muniz de Brito, entregou na manhã desta segunda-feira (31) para o procurador da Eletrogóes, Edmundo Machado, a Licença de Operação da Usina Hidrelétrica Rondon II. A usina fornecerá aproximadamente 100 mega watts para o Estado e a sua inauguração está prevista para acontecer até o final do ano no município de Pimenta Bueno.
De acordo com o secretário Cletho Muniz de Brito, depois de muita luta a Eletrogóes está realizando o sonho do município de Pimenta Bueno. “Participei do lançamento da pedra fundamental da hidrelétrica e acompanhei todas as fases do empreendimento que teve início há 15 anos. Estar entregando hoje a Licença de Operação significa mais uma conquista que vai beneficiar Rondônia como um todo”, explica o Secretário.
Edmundo Machado disse que a obra é uma realização do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Também ressaltou que é uma das maiores hidrelétricas da região Norte.
Para o representante da Eletrogóes, houve uma grande evolução ambiental no empreendimento. “Tivemos uma nítida melhoria na qualidade ambiental, se comparado ao primeiro projeto que estava prevista a inundação do Canyon do Apertadinho, acabando com as Grutas do Buraco do Gás e Morcegos. O primeiro projeto não se desenvolveu tendo em vista os inúmeros problemas ambientais que poderiam ocorrer”, diz.
Preocupada com o meio ambiente, a empresa demonstrou compromisso ambiental e elaborou o segundo projeto preservando toda a área do Canyon do Apertadinho e o Igarapé Casa de Pedra, havendo para esse segundo projeto, uma pequena inundação relativa ao primeiro que não se desenvolveu.
A usina hidrelétrica Rondon II, está localizada nos lotes 57 e 04, gleba Corumbiara, implantada no Rio Comemoração/Barão de Melgaço, no município de Pimenta Bueno.
Fonte: Decom
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A