Porto Velho (RO) quinta-feira, 20 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Secretário diz que Brasil terá de investir 2,6% do PIB para ampliar setor elétrico




Priscilla Mazenotti
Agência Brasil

 

Brasília - O Brasil deverá ter uma expansão no setor elétrico até 2020. Cerca de 80% dessa expansão estão baseados em energia hidrelétrica, eólica e biomassa, que é o uso de matéria orgânica na geração de energia.
 

De acordo com o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Estratégico do Ministério de Minas e Energia, Altino Ventura, diversos fatores favorecem o uso de energias renováveis no país: a sustentabilidade, o grande potencial brasileiro, o custo menor em comparação com outras fontes e a tecnologia já adquirida. “Isso mostra que o Brasil tem uma política e está no caminho certo”, disse ele ao participar de audiência pública no Senado.
 

Altino Ventura disse ainda que para atingir a meta de ampliação do setor elétrico até a próxima década é preciso investir 2,6% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional no setor. “Nunca o país fez um esforço energético dessa dimensão”, comentou.
 

O representante do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, Neilton Fidelis, lembrou que, no caso brasileiro, a participação da energia nas emissões totais de dióxido de carbono é menor que em outros países. Enquanto a energia brasileira é responsável por 16,5% das emissões, nos Estados Unidos esse índice chega a 89%.
 

Fidelis lembrou que, no mundo, 1,3 bilhão de pessoas não tem acesso à energia elétrica. “Serão necessário 40 anos para levar energia a toda a Ásia e 80 anos para abastecer toda a África Subsaariana”, afirmou. “O índice de desenvolvimento humano ainda está muito vinculado ao consumo de energia”, completou.
 

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão também analisou outros projetos que seguem para votação em Plenário...

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de Transposição de Peixes da UHE Jirau foi projetado pelos melhores especialistas no assunto

Coopprojirau e Observatório ambiental visitam UHE Jirau

Coopprojirau e Observatório ambiental visitam UHE Jirau

A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, mantém uma agenda de visitas institucionais que inclui os pr

Estudantes de engenharia visitam UHE Jirau

Estudantes de engenharia visitam UHE Jirau

Universitários conheceram algumas estruturas do empreendimento