Quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012 - 11h59
Usina terá seis unidades geradoras a mais, totalizando mais 206 MW
O diretor técnico da Santo Antônio Energia, Antônio de Paduá Guimarães, afirmou que a empresa deve investir R$ 1 bilhão na expansão da hidrelétrica de Santo Antônio, em Rondônia. Este projeto está a espera de outorga da Agência Nacional de Águas e anuência do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis para posterior aprovação definitiva por parte da Agência Nacional de Energia Elétrica.
A expectativa é que essa expansão entre em operação a partir de 2015. De acordo com Guimarães, a expansão consiste na implantação de mais seis unidades geradoras, totalizando 206 MW de capacidade instalada adicional. Ele lembrou que a hidrelétrica de Jirau também fará expansão semelhante, ganhando 209 MW. Com isso, as duas usinas somarão nova capacidade de 416 MW.
Hoje, a hidrelétrica de Santo Antônio tem capacidade instalada de 3.150,4 MW distribuída em 44 unidades geradoras. Com a expansão a usina passará a ter 50 turbinas com 3.356,4 MW. Somada à hidrelétrica de Jirau, com 3.750 MW, as duas usinas do rio Madeira têm capacidade instalada de 6,9 mil MW, atualmente.
Matheus Gagliano
Agência CanalEnergia
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A