Porto Velho (RO) sábado, 16 de fevereiro de 2019
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Santo Antônio Energia recebe visita de executivos da Aneel e Ibama


Nesta sexta-feira, 12/03, Eduardo de Melo Pinto, presidente da Santo Antônio Energia, e José Bonifácio Pinto Júnior, diretor do Consórcio Construtor Santo Antônio, receberam no canteiro de obras da UHE Santo Antônio, executivos da Aneel - Nelson Hübner, diretor-geral; Hélvio Guerra, superintendente SCG; Jamil Abid, superintendente SGH; Luis Carlos Ferreira, chefe de gabinete; Mateus Machado Neves, especialista SGH; Ludimila Lima da Silva, especialista SCG; Adriano Mendonça, assessor de imprensa –, além de Roberto Messias, presidente do Ibama, e Andréa Vulcanis, procuradora federal.

Messias se surpreendeu com a grandiosidade do empreendimento e destacou o número de ações na execução da obra, além da qualidade do planejamento. “É sempre uma surpresa a capacidade da engenharia de executar obras sem destruir e Santo Antônio tem a responsabilidade de provar que é possível construir hidrelétrica na Amazônia sem destruir o rio e criando riqueza para o Estado e a população”, comentou durante o evento. “Só não estou surpreso porque nós recebemos relatórios periódicos e acompanhamos a obra. Mas é surpreendente que em tão pouco tempo tenha sido montada toda esta logística para a execução da construção”, complementou Hübner.

Os executivos conferiram o cronograma adiantado das obras. Um dos fatores que contribuem com o adiantamento deste cronograma é o item escavação em rochas que representa 22% do peso total dos serviços das obras civis. Em fevereiro, por exemplo, foram escavados 744 mil m³ em rocha, o que representa um recorde desde o início do trabalho de escavação, em outubro de 2008. 

Usina Hidrelétrica Santo Antônio

Com potência instalada de 3.150 megawatts e capacidade para abastecer 11 milhões de residências, ou aproximadamente 44 milhões de pessoas, a UHE Santo Antônio tem investimento de R$ 13,5 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas, pois utiliza tecnologia de ponta e menos agressiva ao meio ambiente.

Santo Antônio Energia

É a concessionária responsável pela construção e pela futura operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. O empreendimento – atualmente em fase de construção e considerado fundamental para o suprimento de energia elétrica necessário ao desenvolvimento do país – tem, entre seus acionistas, as empresas Furnas, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Cemig e o Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP) - encabeçado pelos bancos Banif e Santander e pelo Fundo de Investimento do FGTS. A UHE Santo Antônio é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

Fonte: José Carlos Sá

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A