Sexta-feira, 19 de novembro de 2010 - 17h43
O trabalho de diálogo permanente com as comunidades ribeirinhas que vivem nas regiões próximas à usina hidrelétrica Santo Antônio, realizado pela equipe de Comunicação Social da concessionária, recebeu o Prêmio de Opinião Pública este ano, concedido pelo Conselho Regional de Relações Públicas de São Paulo (Conrerp). Este é o tema do programa de rádio “Santo Antônio Energia e Você” desta semana, que vai ao ar diariamente pela Rádio Caiari AM (1430 KHZ e 4785 KHZ).
“Para a Santo Antônio Energia esta premiação é mais do que o reconhecimento do resultado do trabalho feito, pois indica que a empresa está no caminho correto para o cumprimento dos compromissos com a população com a qual interage desde 2008, quando as obras da hidrelétrica tiveram início”, afirma Ricardo Márcio Martins Alves, gerente de Sustentabilidade da empresa.
O grande objetivo da área de Comunicação Social é, justamente, manter um relacionamento muito próximo, aberto e transparente com todos os moradores das comunidades impactadas diretamente pelo empreendimento. Para tanto, dispõe de diversos canais de comunicação.
“Temos plantões sociais, feitos por meio de visitas domiciliares, serviço de 0800, urnas de comunicação social instaladas nas comunidades, jornal impresso mensal, programa de rádio semanal, folhetos e cartilhas informativas e também realizamos eventos sociais e reuniões nas comunidades”, explica a jornalista e coordenadora de Comunicação Social da Santo Antônio Energia, Juliane Calaes.
Para as ações de campo, a concessionária trabalha em parceria com o Centro de Pesquisas de Populações Tradicionais do Cuniã (CPPT-Cuniã), que conta com 6 agentes de comunicação com atuação em todas as comunidades diretamente envolvidas no projeto.
A Oficina “Manual de Conduta: como agir no dia a dia do seu trabalho” é outra ferramenta importante. Realizada com todos os prestadores de serviço que atuam nas comunidades, tratam de questões ambientais e relacionamento comunitário com o objetivo de facilitar o entendimento entre todos que participam desse processo.
Além disso, a equipe de Comunicação Social apoia os demais programas ambientais desenvolvidos pela Santo Antônio Energia, uma vez que faz um trabalho de campo antecipado para mobilizar as comunidades e organizar reuniões e outras atividades.
Programa “Santo Antônio Energia e você”
Grade de horário
· Segunda a Sexta
06h15 às 06h20
15h às 15h05
20h às 20h05
· Sábado
18h às 18h05
· Domingo
7h55 às 8h
19h30 às 19h35
Santo Antônio Energia
É a concessionária responsável pela construção e futura operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. A usina tem potência instalada de 3.150,4 megawatts e capacidade para abastecer 11 milhões de residências, ou aproximadamente 40 milhões de pessoas. O empreendimento tem investimento de R$ 13,5 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis, pois utiliza tecnologia de ponta para melhor eficiência energética com menor impacto ambiental. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Eletrobras Furnas, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Cemig e o Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP). A UHE Santo Antônio é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.
Fonte: José Carlos Sá
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A