Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Santo Antônio Energia promove passeio pela história de Porto Velho



Visitantes foram guiados pelos 
patrimônios históricos e culturais da cidade

No último feriado de 12 de outubro, a Santo Antônio Energia promoveu, em parceria com a empresa de arqueologia Scientia Consultoria Científica, a segunda edição do Passeio pelo Centro Histórico de Porto Velho. O evento reuniu 300 pessoas e teve como objetivo mostrar ao público os detalhes da história da cidade que surgiu do meio da Floresta Amazônia há quase um século. Funcionários da Scientia, moradores da região e estudantes de turismo da Faculdade São Lucas levaram os visitantes aos principais prédios e monumentos da cidade e contaram as histórias, os relatos e as lendas que envolvem cada construção.

Os passeios foram gratuitos e aconteceram pela manhã e à tarde, com saídas às 9h, 10h30, 16h30 e 17h30. “A ação faz parte do Programa de Educação Patrimonial da Santo Antônio Energia, que tem o objetivo de ajudar a população de Porto Velho a conhecer um pouco mais sobre o seu passado e resgatar suas tradições”, afirma Acyr Gonçalves, Coordenador deste Programa na concessionária.

Os visitantes contaram com três opções de trajetos – todos com início na Praça Getúlio Vargas. O trajeto amarelo passou pelo Mercado Cultural e prédio do Relógio até chegar à famosa Estrada de Ferro Madeira Mamoré. O verde percorreu o Prédio da Universidade Federal de Rondônia, seguiu pela Praça das Três Caixas d´Água, Marco Geográfico (zero) e terminou no Mirante II, que ofereceu vista para o complexo Mamoré, Rio Madeira e UHE Santo Antônio. A opção de trajeto azul também teve início na Praça Getúlio Vargas, seguiu pelo Mercado Cultural, Loja Maçônica e foi finalizado na Catedral. Os três trajetos tiveram, em média, 50 minutos de duração.

Algumas surpresas foram reservadas aos participantes: a Loja Maçônica manteve-se aberta devido às comemorações do centenário da comunidade maçom da região. Já a Catedral e o Prédio do Relógio, o qual inclui acesso aos vitrais internos e ao Museu de Geologia, estiveram abertos durante todo o dia para visitação. Além disso, o apito da Estação Ferroviária Madeira-Mamoré foi tocado nos antigos horários, pontualmente.

Participaram da segunda edição do Passeio pelo Centro Histórico de Porto Velho, alunos das escolas EEEFM Carmela Dutra, EEEFM Getúlio Vargas, EEEFM Estudo e Trabalho, EEEFM Eduardo Lima e Silva, EEEFM Barão dos Solimões, EEEFM Rio Branco, EEEFM Major Guapindaia, EEEFM Araujo Lima, EEEFM Samaritana, EEEFM Petrôniop Barcelos, Colégio Mojuca, Colégio Objetivo I e II, Escola Fundamental Pedro Batalha, Pré-vestibular IESB, Pré-vestibular interação, com a maior participação da EEEFM Marcelo Candia e das faculdades São Lucas, FIMCA, UBRA, Uniron, FARO, Unir.

A próxima edição do “Passeio pelo Centro Histórico de Porto Velho” acontecerá no feriado de 15 de novembro.

Usina Hidrelétrica Santo Antônio

Com potência instalada de 3.150 megawatts e investimento de R$ 13,5 bilhões, a UHE Santo Antônio é considerada referência em construção de hidrelétricas ao utilizar tecnologia avançada e menos agressiva ao meio ambiente.

Santo Antônio Energia

É a concessionária responsável pela construção e pela futura operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. O empreendimento – atualmente em fase de construção e considerado fundamental para o suprimento de energia elétrica necessário ao desenvolvimento do país - tem entre seus acionistas as empresas Furnas, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Cemig e o Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP) - encabeçado pelos bancos Banif e Santander e pelo Fundo de Investimento do FGTS. A UHE Santo Antônio é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

Fonte:  Regiane Tosatti/Carolina Botelho

Gente de OpiniãoSábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)