Quarta-feira, 18 de novembro de 2009 - 15h22
Evento aconteceu em Brasília para comemorar 20 anos do Ibama e atraiu 1.700 estudantes
O que é uma usina hidrelétrica, como a energia sai da água e acende a lâmpada de sua casa, como se cuida da natureza. Estes e muitos outros temas foram conhecidos em detalhes por 1.700 estudantes de escolas públicas e privadas de Brasília, nas oficinas interativas realizadas pela Santo Antônio Energia durante a I Mostra Nacional Ambiental – Caminhos da Sustentabilidade. Realizada na sede do Ibama, em Brasília, a mostra aconteceu entre os dias 3 e 7 de novembro.
Como convidada do Ibama, a concessionária responsável pela construção e futura operação da UHE Santo Antônio ocupou um espaço dentro do estande do órgão, onde apresentou uma retrospectiva de todas as ações realizadas até desde o início da construção da usina, há um ano, e os seus compromissos socioambientais. A grande atração foram as oficinas interativas sobre energia para as crianças, com duas edições diárias.
“A participação da Santo Antônio Energia no evento foi positiva, uma vez que reforçou a política de transparência da empresa em relação à implantação sustentável da Usina Hidrelétrica Santo Antônio. Dessa forma, foi possível chamar a atenção do público por meio de duas maquetes - da usina e da casa de força -, com explicação dos especialistas e apresentação do vídeo 3D sobre o projeto”, diz Juliana Meireles, coordenadora de Projetos Institucionais da concessionária. No total, foram distribuídos 18 mil brindes (ecobags e canetas feitas de material reciclável), exemplares do Expresso Santo Antônio com dados atualizados das obras, folders institucionais e cartilhas com dicas de preservação do meio ambiente.
As crianças puderam aprender com as apresentações dos “professores de ciências”, que despertaram grande curiosidade no público, divertindo e ensinando ao mesmo tempo. De acordo com a comunicação do Ibama, as aulas ministradas pela Santo Antônio Energia foram cotadas pelos monitores entre as mais interessantes do evento.
Usina Hidrelétrica Santo Antônio
Com potência instalada de 3.150 megawatts e capacidade para abastecer 11 milhões de residências, ou aproximadamente 44 milhões de pessoas, a UHE Santo Antônio tem investimento de R$ 13,5 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas, pois utiliza tecnologia de ponta e menos agressiva ao meio ambiente.
Santo Antônio Energia
É a concessionária responsável pela construção e pela futura operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. O empreendimento – atualmente em fase de construção e considerado fundamental para o suprimento de energia elétrica necessário ao desenvolvimento do país – tem, entre seus acionistas, as empresas Furnas, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Cemig e o Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP) - encabeçado pelos bancos Banif e Santander e pelo Fundo de Investimento do FGTS. A UHE Santo Antônio é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.
Fonte: José Carlos Sá
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A