Porto Velho (RO) domingo, 23 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Santo Antônio Energia monitora rio Madeira em tempo real


A Santo Antônio Energia, concessionária responsável pela construção e futura operação da UHE Santo Antônio, acaba de implantar no rio Madeira o primeiro sistema de monitoramento da qualidade da água em tempo real na construção de hidrelétricas no Brasil. “Por meio dessas medições, é possível identificar eventuais alterações em relação à vida aquática e às comunidades ribeirinhas localizadas logo abaixo do barramento. Assim, podemos realizar ações preventivas”, explica Aloísio Ferreira, coordenador de sustentabilidade da Santo Antônio Energia.

Os equipamentos para monitorar a água foram instalados em duas pequenas balsas flutuantes fixas situadas acima e abaixo da futura barragem. Duas sondas medem permanentemente a temperatura da água, a turbidez, a condutividade elétrica, o oxigênio dissolvido, o potencial hidrogeniônico (pH) e o potencial de oxiredução (ORP) do rio. A transmissão dos dados pode ser feita pelo celular, o que possibilita o acesso remoto e instantâneo às informações. “A implementação dos Programas Ambientais da UHE Santo Antônio é um desafio constante. Porém, o sucesso de cada uma das etapas vencidas representa uma grande conquista na geração de informações e no controle ambiental”, complementa Ferreira.

A EcologyBrasil é a empresa responsável por este trabalho, junto com a equipe de sustentabilidade da concessionária e o apoio do Consórcio Construtor Santo Antônio (CCSA), que tem como objetivo acompanhar os impactos das obras da usina durante o seu período de construção e permanecer com este monitoramento ao longo dos anos de operação da hidrelétrica. 

Fonte:  Carolina Botelho

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Na manhã de hoje, em comemoração ao Dia da Árvore, foi inaugurado um bosque na Hidrelétrica Santo Antônio. A área de mais de dois hectares, o equivale

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão também analisou outros projetos que seguem para votação em Plenário...

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de Transposição de Peixes da UHE Jirau foi projetado pelos melhores especialistas no assunto