Porto Velho (RO) quinta-feira, 30 de junho de 2022
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Santo Antônio Energia investe em qualificação de pessoas


 
 

Entre as ações do Programa de Compensação Social da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, a qualificação de pessoas é uma das prioridades. Por isso, em parceira com a Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil, por meio da Delegacia Fluvial de Porto Velho, a Santo Antônio Energia formou a primeira turma de pilotos do Curso de Formação de Aquaviários, no dia 28 de setembro.

Esta é a primeira turma de outras que também receberão a formação necessária para pilotar voadeiras e barcos com motores de rabetas através da concessionária responsável pela implantação e futura operação da usina. De acordo com a Delegacia Fluvial de Porto Velho, em Jacy-Paraná, onde aconteceu o curso, das centenas de pessoas que pilotam este tipo de embarcação em rios da região, é grande o número dos que ainda não possuem a Caderneta de Inscrição e Registro.

Todos os anos, a Marinha do Brasil disponibiliza quatro cursos de formação de aquaviários para a região, porém os alunos precisam investir aproximadamente R$400,00 para concluí-los. A Santo Antônio Energia, ao perceber a quantidade de pessoas que necessita da formação e não pode custeá-la, viabilizou mais quatro cursos de formação gratuitos, tornando-se responsável inclusive pelos exames médicos dos alunos, necessários para a inscrição.

Nas aulas teóricas, os alunos aprenderam sobre marinharia, primeiros socorros, sobrevivência de náufrago, regras de manobras, luzes e sinais sonoros, noções básicas de navegação e estabilidade, combate a incêndio, prevenção de poluição no meio aquaviário e operações com motores a diesel. Houve também um módulo de aulas práticas, onde puderam aliar o conhecimento às práticas de navegação fluvial. Todos os alunos da primeira turma formada receberão da Marinha do Brasil a Caderneta de Inscrição e Registro, habilitação necessária para navegar.

Oficinas de Arte

Para proporcionar contato com a arte e cultura local aos ribeirinhos, em especial às crianças, a Santo Antônio Energia está promovendo oficinas com o artista plástico Mikéliton Pereira Alves. No começo de setembro, as crianças da Vila de Teotônio participaram da oficina, onde aprenderam técnicas básicas de desenho e pintura ao ar livre. Ontem, 29 de setembro, outra turma iniciou as atividades em Novo Engenho Velho e em novembro será a vez da comunidade de Jacy-Paraná. Todos que participam da oficina recebem material didático para produzir e tem a oportunidade de conhecer outros artistas regionais, em visitas aos pontos culturais de Porto Velho. “A partir destas oficinas podemos revelar grandes talentos de artistas ainda desconhecidos”, afirmou Mikéliton.

 

Santo Antônio Energia

É a concessionária responsável pela construção e futura operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. A usina tem potência instalada de 3.150,4 megawatts e capacidade para abastecer 11 milhões de residências, ou aproximadamente 40 milhões de pessoas. O empreendimento tem investimento de R$ 13,5 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis, pois utiliza tecnologia de ponta para melhor eficiência energética com menor impacto ambiental. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Eletrobras Furnas, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Cemig e o Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP). A UHE Santo Antônio é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

Fonte: José Carlos Sá
 

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A