Sexta-feira, 16 de setembro de 2011 - 12h20
Com a emissão pelo Ibama da Licença de Operação da usina hidrelétrica Santo Antônio, no rio Madeira, em Porto Velho (RO), a Santo Antônio Energia, empresa responsável pela implantação e futura operação do empreendimento, deu início ao enchimento do reservatório da usina dia 15 de setembro, às 16h30 – horário de Porto Velho/RO, com o fechamento de cinco comportas de um total de 15 do vertedouro principal.
Este procedimento sinaliza o início da geração de energia na segunda quinzena de dezembro deste ano, conforme cronograma da obra que antecipa em um ano a entrada em operação da usina, disponibilizando para o sistema brasileiro um novo lote de energia limpa e de fonte renovável.
A Santo Antônio Energia tem em sua composição acionária Eletrobras Furnas (39%), Odebrecht (18,6%), Andrade Gutierrez (12,4%), CEMIG (10%) e FIP (20%). Com capacidade para gerar 3.150,4 megawatts (MW), energia suficiente para suprir o consumo de 44 milhões de pessoas, o investimento na construção da hidrelétrica é de R$ 15,1 bilhões, dos quais R$ 1,3 bilhão está sendo investido na área de sustentabilidade.
Fonte: José Carlos Sá
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A