Sexta-feira, 29 de julho de 2011 - 19h47
Trabalhos civis onde serão instaladas 12 turbinas marcam importante etapa da implantação de Santo Antônio
Nesta semana a Santo Antônio Energia, concessionária responsável pela construção e futura operação da usina hidrelétrica Santo Antônio – em Porto Velho, Rondônia - deu início a concretagem do grupo de geração 3 localizado na margem esquerda do rio Madeira. A etapa concretiza o início dos trabalhos civis na região onde serão implantadas 12 das 44 turbinas do tipo bulbo da usina.
O grupo de geração 3, um dos quatro grupos de turbinas da usina, começará a gerar energia em 2013 e tem capacidade instalada de 859,2 MW - energia suficiente para abastecer 12 milhões de pessoas ou 3 milhões de residências.
A turbina do tipo bulbo foi a tecnologia escolhida para a usina Santo Antônio, pois permite a geração de energia com baixa queda de água e, assim, dispensa a formação de grandes reservatórios. Por trabalharem com a velocidade da água e não com a altura de sua queda, será possível alimentar as turbinas com uma queda de apenas 13,90 metros em sua barragem.
A UHE Santo Antônio é fruto do investimento de R$15,1 bilhões e a previsão para geração de energia é para dezembro deste ano, no grupo de geração 1 localizado na margem direita do rio, contribuindo para o incremento da matriz energética nacional.
Fonte: José Carlos Sá
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A