Terça-feira, 9 de fevereiro de 2010 - 14h19
A comunidade da zona Sul de Porto Velho recebeu ontem à noite a Escola Municipal de Ensino Fundamental Joaquim Vicente Rondon totalmente reformada. As instalações da escola foram restauradas com recursos das compensações sociais para construção da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, cujo protocolo de intenções foi assinado entre a prefeitura de Porto Velho e a concessionária Santo Antônio Energia. Participaram do evento Carlos Hugo Annes de Araújo, diretor de Sustentabilidade da Santo Antônio Energia, a secretária de Educação Epifânia Barbosa, o prefeito Roberto Sobrinho, vereadores, secretários, líderes comunitários e a comunidade escolar.
A reinauguração do prédio escolar simbolizou o início do ano letivo na rede municipal de ensino. “Declaro aberto o ano letivo de 2010 com o pé direito”, disse o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho. Ele destacou em seu discurso que todos os compromissos assumidos pela Santo Antônio Energia “muito antes do início das obras da barragem, estão sendo cumpridos de uma forma correta e transparente e com a participação e fiscalização da comunidade”.
Para o diretor de Sustentabilidade da Santo Antônio Energia, Carlos Hugo, a empresa se preocupa com a Educação e com a Cidadania, “que representam a evolução de qualquer sociedade. Hoje, aqui, olho nos olhos de quem está aqui à frente e vejo a satisfação estampada nos rostos das pessoas”.
A concessionária investiu cerca de R$ 2,6 milhões, realizando as seguintes obras: substituição do telhado, construção de três blocos, 20 salas de aula, laboratórios de informática e ciências, biblioteca com sala de leitura e ampliou o consultório odontológico e a enfermaria. Também foram feitas novas instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, além dos revestimentos dos pisos em granilite, cerâmica e azulejos para áreas molhadas como a cozinha, os vestiários e banheiros. A grande novidade fica por conta da inclusão de uma Estação de Tratamento de Esgoto e do Sistema de Proteção contra Incêndio com hidrantes e extintores.
Estão sendo beneficiados 2,2 mil alunos das nove primeiras séries iniciais e aqueles que estudam à noite no Ensino de Jovens e Adultos. Em breve a prefeitura inaugura uma biblioteca municipal.
A Santo Antônio Energia está investindo R$ 12,6 milhões no setor de Educação em Porto Velho, construindo, reformando, ampliando e equipando um total de 60 salas de aulas, na capital e no distrito de Jacy-Paraná, das quais ainda estão em reforma a EMEF Manoel Aparício, no bairro Cidade Nova e a Escola Infantil Moranguinho, no Cohab.
Fonte: José Carlos Sá
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A