Porto Velho (RO) quarta-feira, 18 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

'Santo Antônio Energia e você' comemora primeiro aniversário


  

Desde outubro de 2009, o programa traz semanalmente novas informações sobre a Usina Hidrelétrica Santo Antônio e ações socioambientais realizadas pela concessionária

 

O programa “Santo Antônio Energia e Você”, veiculado diariamente pela rádio Caiari AM (1430 KHZ e 4785 KHZ), celebra, em outubro, seu primeiro aniversário. No total, já foram transmitidos 50 programas diferentes ao longo dos últimos 12 meses sempre com o objetivo de estreitar ainda mais a relação da Santo Antônio Energia com as comunidades ribeirinhas diretamente envolvidas no projeto.

 

A cada semana, a Santo Antônio Energia coloca no ar um programa diferente, com aproximadamente sete minutos de duração, no qual é explorado um determinado tema. Nesta semana, o 50º programa está no ar. O destaque é a Pesquisa de Monitoramento do Crescimento da População de Porto Velho, realizada com o objetivo de acompanhar o crescimento e o desenvolvimento da cidade. A cada seis meses uma equipe de pesquisadores entrevista cerca de 800 famílias da capital para avaliar os serviços de educação, saúde, segurança publica e lazer na cidade. A terceira pesquisa será realizada este mês, e os seus resultados serão comparados com os obtidos nas avaliações anteriores. Por meio deste trabalho, é possível prever investimentos nas áreas de educação, saúde e infraestrutura em geral, permitindo que a cidade cresça de maneira sustentável.

 

“Por meio dos canais de Comunicação Social da Santo Antônio Energia, pretendemos trazer informações atualizadas para as comunidades sobre as ações socioambientais desenvolvidas pela empresa e o andamento das obras de construção da Usina”, explica Juliane Calaes, jornalista e coordenadora do Programa de Comunicação Social da Santo Antônio Energia. “Neste cenário, o programa na rádio Caiari tem um papel fundamental, pois tem periodicidade semanal e pode trazer temas e informações atuais que estão influenciando a vida das pessoas naquele momento”, comenta Calaes.

 

Segundo Osnilda Lima, diretora de programação da rádio Caiari, a principal preocupação é com o ouvinte. “A parceria com a Santo Antônio Energia é feita com muito profissionalismo e as informações apresentadas no programa vão ao encontro da necessidade dos ribeirinhos, nosso principal grupo de ouvintes”, explica. “É, com certeza, um trabalho muito positivo”.

 

A pauta do programa é sempre definida de acordo com o andamento da obra e dos programas socioambientais previstos no Projeto Básico Ambiental (PBA) da UHE Santo Antônio. Nos últimos 12 meses a programação do “Santo Antônio Energia e Você” abordou temas como a distribuição dos Mosquiteiros Impregnados de Longa Duração, as reuniões de Monitoramento da Pesca nas comunidades localizadas no entorno da UHE Santo Antônio, a entrega dos títulos de posse aos moradores do Novo Engenho Velho, o processo de negociação com as famílias a serem remanejadas, o trabalho de arqueologia e paleontologia realizado pela Scientia Consultoria nas áreas do canteiro de obras e do futuro reservatório e o sucesso do resgate de peixes do Programa de Resgate da Ictiofauna.

 

“Percebemos que a população acompanha o Santo Antônio Energia e Você, por meio das demandas relacionadas aos temas atendidas nos plantões sociais e pelo 0800 da Santo Antônio Energia”, comenta Calaes. “No entanto, vamos produzir uma pesquisa até o fim do ano para medir efetivamente a penetração do programa e verificar como podemos melhorá-lo ainda mais”, finaliza.
 

 

Programa “Santo Antônio Energia e você”

Grade de horário

 

  1. Segunda a Sexta 

06h15 às 06h20

15h às 15h05

19h45 às 19h50

 

  1. Sábado

18h às 18h05

 

  1. Domingo

9h às 09h05

19h30 às 19h35
 

  

Santo Antônio Energia

É a concessionária responsável pela construção e futura operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada.A usinatem potência instalada de 3.150,4 megawatts e capacidade para abastecer 11 milhões de residências, ou aproximadamente 40 milhões de pessoas. O empreendimento tem investimento de R$ 13,5 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis, pois utiliza tecnologia de ponta para melhor eficiência energética com menor impacto ambiental. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Eletrobras Furnas, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Cemig e o Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP). A UHE Santo Antônio é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

 
Fonte:  Ascom

 

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A