Porto Velho (RO) quarta-feira, 19 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Santo Antônio Energia e Sesi oferecem curso de educação alimentar


A Santo Antônio Energia está promovendo, em parceria com o Sesi de Rondônia, um curso de educação alimentar para moradores da Vila de Santo Antônio e de suas redondezas. O curso segue as diretrizes do programa Cozinha Brasil, aliado ao projeto Fome Zero, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Governo federal.

O propósito do curso é proporcionar alternativas saudáveis e proveitosas para o preparo dos alimentos. As aulas ministradas no curso, divididas em teóricas e práticas, pretendem auxiliar os alunos a utilizar sementes, talos, cascas e outros alimentos considerados não convencionais que quase sempre são jogados fora na hora de cozinhar. Para Érica Almeida, nutricionista que compõe a equipe de instrutores do Sesi, ao atingir os pais de crianças da região, espera-se que todo o grupo familiar receba as influências da boa alimentação.

Em sala de aula, os instrutores esclarecem dúvidas de educação alimentar, funções dos alimentos, valor nutricional, hábitos alimentares e outras questões relacionadas à alimentação, inclusive higiene e conservação dos produtos. O técnico em gastronomia Everaldo Alves disse que há muitos interessados em saber como manter uma dieta saudável e qual a quantidade certa de cada alimento em suas refeições. Para eles, os professores mostram que é possível fazer combinações calóricas proveitosas, sem abrir mão do bom paladar e inovação.

“Vi que vamos aprender a fazer bolo com a casca da cenoura e até suco de alface. Estou curiosa”, disse Azenilce Pantoja, uma das 27 alunas que, ao término do curso, irá receber certificado com a carga horária estudada e um livro com 100 receitas. Além da educação alimentar e do aproveitamento dos alimentos não convencionais, os alunos também recebem instruções de planejamento de compras, para aprender a organizar o orçamento familiar, aliando as instruções recebidas no curso à realidade de seus lares.

O curso de educação alimentar vai até a sexta-feira, 17 de setembro. A analista socioambiental da Santo Antônio Energia, Martha Rojas, ressalta que a concessionária pretende estender o projeto Cozinha Brasil também para outras comunidades envolvidas com a implantação da hidrelétrica Santo Antônio.

Fonte: José Carlos Sá
 

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Coopprojirau e Observatório ambiental visitam UHE Jirau

Coopprojirau e Observatório ambiental visitam UHE Jirau

A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, mantém uma agenda de visitas institucionais que inclui os pr

Estudantes de engenharia visitam UHE Jirau

Estudantes de engenharia visitam UHE Jirau

Universitários conheceram algumas estruturas do empreendimento

Obras do Linhão de Machadinho e Buritis serão licitadas em Outubro

Obras do Linhão de Machadinho e Buritis serão licitadas em Outubro

Com o objetivo de conectar as cidades abastecidas de energia elétrica por usinas térmicas ao Sistema Interligado Nacional, a Eletrobras Distribuição R

Linhão vai interligar o Amazonas com as usinas de Rondônia e Pará

Linhão vai interligar o Amazonas com as usinas de Rondônia e Pará

As interligações previstas são as seguintes: a da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, no Pará, com Parintins; a das usinas de Jirau e Santo Antônio, em Ron