Porto Velho (RO) quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Santo Antônio Energia e Sesi oferecem curso de educação alimentar


A Santo Antônio Energia está promovendo, em parceria com o Sesi de Rondônia, um curso de educação alimentar para moradores da Vila de Santo Antônio e de suas redondezas. O curso segue as diretrizes do programa Cozinha Brasil, aliado ao projeto Fome Zero, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Governo federal.

O propósito do curso é proporcionar alternativas saudáveis e proveitosas para o preparo dos alimentos. As aulas ministradas no curso, divididas em teóricas e práticas, pretendem auxiliar os alunos a utilizar sementes, talos, cascas e outros alimentos considerados não convencionais que quase sempre são jogados fora na hora de cozinhar. Para Érica Almeida, nutricionista que compõe a equipe de instrutores do Sesi, ao atingir os pais de crianças da região, espera-se que todo o grupo familiar receba as influências da boa alimentação.

Em sala de aula, os instrutores esclarecem dúvidas de educação alimentar, funções dos alimentos, valor nutricional, hábitos alimentares e outras questões relacionadas à alimentação, inclusive higiene e conservação dos produtos. O técnico em gastronomia Everaldo Alves disse que há muitos interessados em saber como manter uma dieta saudável e qual a quantidade certa de cada alimento em suas refeições. Para eles, os professores mostram que é possível fazer combinações calóricas proveitosas, sem abrir mão do bom paladar e inovação.

“Vi que vamos aprender a fazer bolo com a casca da cenoura e até suco de alface. Estou curiosa”, disse Azenilce Pantoja, uma das 27 alunas que, ao término do curso, irá receber certificado com a carga horária estudada e um livro com 100 receitas. Além da educação alimentar e do aproveitamento dos alimentos não convencionais, os alunos também recebem instruções de planejamento de compras, para aprender a organizar o orçamento familiar, aliando as instruções recebidas no curso à realidade de seus lares.

O curso de educação alimentar vai até a sexta-feira, 17 de setembro. A analista socioambiental da Santo Antônio Energia, Martha Rojas, ressalta que a concessionária pretende estender o projeto Cozinha Brasil também para outras comunidades envolvidas com a implantação da hidrelétrica Santo Antônio.

Fonte: José Carlos Sá
 

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A