Sábado, 29 de outubro de 2011 - 08h58
Um grupo de jornalistas visita nesta segunda-feira a fábrica da Alston Hydro, em Taubaté, onde estão sendo manufaturadas as turbinas bulbo que serão instaladas na UHE Santo Antônio, no rio Madeira, da qual a Santo Antônio Energia é concessionária.
A primeira turbina deve entrar em funcionamento na segunda quinzena de 2011. “A visita é uma forma de mostrar à Imprensa local como é o processo de fabricação das turbinas bulbo, as maiores do mundo e que são um diferencia na nossa usina hidrelétrica para amenizar os impactos ambientais, formando um reservatório que é pouco maior que as cheias anuais do rio Madeira”, explica o assessor de Relações Institucionais da Santo Antônio Energia, Paulo Damião
Cada uma das 44 turbinas do empreendimento tem cerca de oito metros de diâmetro, aproximadamente mil toneladas e uma potência média de 72 megawatts (MW), se constituindo nas turbinas bulbo de maior capacidade de geração no mundo. A energia gerada por cada turbina é suficiente para abastecer até 350 mil residências. As 44 turbinas da UHE Santo Antônio terão juntas a capacidade de 3.150,4 MW e geração firme de 2.218 MW, agregando 4% à geração de energia elétrica do Brasil.
Santo Antônio Energia
A Santo Antônio Energia (SAE) é a concessionária responsável pela construção e futura operação da usina hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. A usina tem potência instalada de 3.150,4 megawatts e capacidade para abastecer 11 milhões de residências, ou aproximadamente 40 milhões de pessoas.
O empreendimento tem investimento de R$ 15,1 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis, pois utiliza tecnologia de ponta para melhor eficiência energética com menor impacto ambiental. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Eletrobras Furnas (39%), Odebrecht (18,6%), Andrade Gutierrez (12,4%), Cemig (10%) e o Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP) (20%). A usina hidrelétrica Santo Antônio é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.
Fonte: José Carlos Sá
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A