Porto Velho (RO) terça-feira, 24 de novembro de 2020
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Santo Antônio Energia compartilha conhecimento em Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos


A Santo Antônio Energia participou do XX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos realizado no final do ano passado na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Na ocasião, a concessionária apresentou para profissionais do setor de recursos hídricos do Brasil e do exterior dois trabalhos que foram a modelagem matemática da qualidade da água na região do reservatório da hidrelétrica e à jusante do empreendimento, e a comparação entre os resultados previstos e os observados em campo.
 

Com a modelagem foi possível realizar a gestão dos impactos previstos durante o enchimento do reservatório sobre a qualidade da água, otimizar a supressão vegetal, diminuir o tempo da análise dos resultados  e o principal, não registrar ocorrência ambiental relacionada à ictiofauna, que são as espécies de peixes que habitam determinada região.
 

O segundo trabalho realizou uma comparação entre o prognóstico da modelagem e o que foi de fato observado em campo durante o enchimento do reservatório pelo monitoramento da qualidade da água, considerando, especialmente, o oxigênio dissolvido.
 

Para a bióloga Carolina Mariani, responsável pelos trabalhos na hidrelétrica Santo Antônio, participar do simpósio reflete a clareza e a transparência da concessionária. “No monitoramento do enchimento do reservatório atuamos com ferramentas sofisticadas que garantiram estes bons resultados. Nos dispomos a mostrar nossas ações para o público externo, o que demonstra a disponibilidade da concessionária em abrir para a comunidade científica os dados que produz, permitindo que este conhecimento seja replicado em outros empreendimentos”, explica.
 

Além da Santo Antônio Energia, o trabalho de modelagem teve participação de profissionais da Odebrecht e da Hicon Engenharia. No segundo trabalho as mesmas empresas tiveram o reforço da Ecology Brasil.
 

Promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos, o simpósio é considerado a principal referência na área de recursos hídricos no Brasil por trazer contribuições técnicas e permitir a troca de experiências entre profissionais do país e do exterior.


Fonte: Carla Nascentes

 

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A