Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Santo Antônio Energia combate AIDS em P.Velho e encerra Projeto ConsSexo 2009


Em evento, concessionária reuniu mais de 500 pessoas e distribuiu cerca de 22 mil preservativos

Porto Velho, 3 de dezembro de 2009 – No último dia 1º, Dia Mundial de Combate à AIDS, a Santo Antônio Energia atraiu mais de 500 pessoas ao centro de Porto Velho e promoveu diversas ações de conscientização e prevenção às DST/AIDS (doenças sexualmente transmissíveis). No total, foram distribuídos 22 mil unidades de preservativos, dos quais 20 mil eram masculinos e 2 mil femininos. A programação contou com gincanas, apresentações de grupos de teatro sobre o tema, torneio de futebol de salão, entregas de preservativos e realização de exames gratuitos para detecção do HIV. “É importante mobilizar toda população, estimular o uso de preservativos e garantir o sexo seguro. Todo esse trabalho de educação sexual está sendo realizado pela empresa por meio do Projeto ConsSexo desde junho deste ano”, explica Martha Rojas, analista socioambiental da Santo Antônio Energia.

Pela manhã, a programação contou com a presença de um público estimado em 170 pessoas. No Teatro Banzeiros ocorreu a disputa do soletrando e depois um Festival de Teatro, com apresentações de peças voltadas para a educação. Além disso, foi realizado o Torneio de Futebol de Salão no Ginásio Vinicius Danin e foram entregues kits com preservativos, gel lubrificante, adesivos em apoio ao combate à AIDS e folhetos com explicações sobre o uso de preservativos, nos faróis da cidade.

Na parte da tarde, o público de, aproximadamente, 400 pessoas, ficou concentrado na Praça das Três Caixas D´Água. Estiveram à disposição da comunidade quatro estandes – ConsSexo, Policlínica Oswaldo Cruz, Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) e Secretaria Municipal de Educação (SEMED). No espaço do ConsSexo os visitantes tiveram contato com as atividades de conscientização da comunidade realizadas pela Santo Antônio Energia e pelo Projeto nos seis últimos meses, como as conversas sobre saúde e sexualidade, que tratou da importância da prevenção de DST/AIDS e do combate à violência urbana e contra a mulher. No estande da Policlínica Oswaldo Cruz - POC, profissionais da saúde distribuíram preservativos, orientaram o público e entregaram folhetos informativos. Também foi possível realizar o teste rápido de HIV com agendamento prévio e acompanhamento dos profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento CTA, na própria Policlínica durante esta semana.

No estande da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) – Departamento de Atenção Básica – os agentes comunitários do Programa de Saúde da Família (PSF) ministraram palestras, ofereceram orientações sobre DST/AIDS e sobre o uso de preservativos, além de entregá-los aos visitantes. As profissionais do sexo (público-alvo específico) foram encaminhadas para coleta de exames preventivos de CA de colo de útero com acompanhamento de profissionais ligados à área. O atendimento foi oferecido na Unidade Básica de Saúde Maurício Bustani.

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) participou do evento com o estande “Integrando os Saberes’’, que é um projeto cujo propósito é desenvolver atividades de educação, integrando o aluno à escola com recreação e prática de esportes.

A ONG “Vivendo com HIV’’ foi beneficiada com arrecadação de alimentos (arrecadação nos últimos 30 dias do projeto - em forma de gincana entre os alunos das escolas).

No fim da tarde as atrações musicais no palco montado na Praça das Três Caixas D`Água foram o destaque do evento. A primeira delas foi realizada pelos participantes do Projeto ConsSexo que fizeram a performance do espetáculo “Os cinco pecados mortais”, voltado para a prevenção de DST/AIDS. Logo depois, alunos das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio – São Luiz e Estudo e Trabalho – disputaram o Concurso de Paródia e de Dança. Por último os jurados apresentaram as notas e foi realizada a premiação, com a entrega de troféus, bicicletas e um microcomputador completo. O evento foi encerrado com a apresentação da banda de rock local, Resistência Urbana.

O evento contou com o apoio das seguintes instituições parceiras: Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Centro de Testagem e Aconselhamento/Policlínica Osvaldo Cruz (CTA/POC), que faz parte da Secretaria Estadual de Saúde (SESAU), Prefeitura Municipal de Porto Velho, Fundação Iaripuna e IPHAN.

“O propósito do Projeto ConsSexo, realizado entre junho e novembro pela Santo Antônio Energia, foi mobilizar jovens e adolescentes por meio da criação de um espaço de diálogo familiar na temática da sexualidade e da prevenção às DST/AIDS, atuando no cenário da família para a transformação do comportamento e da melhoria da qualidade de vida”, complementa Martha Rojas. Dessa forma, foi possível elaborar dispositivos, estratégias e metodologias de combate à violência, drogas, prostituição, alcoolismo e DST/AIDS.

Fonte: José Carlos Sá

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)