Segunda-feira, 21 de junho de 2010 - 15h07
Concessionária atraiu 35 mil visitantes ao seu estande e aproximou o público de suas iniciativas voltadas ao Meio Ambiente e à Cidadania
Cerca de 4 mil pessoas passaram diariamente pelo estande da Santo Antônio Energia, entre os dias 5 e 13 de junho, durante a Expovel. No evento, a concessionária apresentou os programas socioambientais em andamento – Resgate de Fauna, Resgate de Flora, Arqueologia, Paleontologia, Educação Patrimonial e Remanejamento da População - e reforçou o cronograma dessas ações por meio da distribuição de mais de 5 mil cartilhas institucionais.
No estande “Exemplo em Sustentabilidade na Amazônia”, realizou cinco oficinas com temas variados para o público infantil, das quais participaram, aproximadamente, 150 alunos. Também foram feitas seis exibições diárias de filmes, que encantaram ao público, pois trataram da região amazônica e suas particularidades.
Na exposição “Grandes Livros Abertos”, o grande destaque da concessionária na feira, foi a apresentação das ações socioambientais realizadas pela empresa para implantação da Usina Hidrelétrica Santo Antônio. Foram instaladas três estações de conhecimento: a primeira, “Sustentabilidade e qualidade de vida” tratou dos desafios para instalação da UHE Santo Antônio e do programa de remanejamento da população atingida, desenvolvido pela Santo Antônio Energia. A segunda, “Preservando a nossa história”, ressaltou os programas de Arqueologia e Paleontologia desenvolvidos durante a construção da usina, assim como as atividades para recuperação da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. E a última, “Perpetuação da biodiversidade da região”, apresentou os trabalhos de monitoramento e cuidado com a fauna, a flora e os peixes para implantação da hidrelétrica.
Lideranças de comunidades marcaram presença na Expovel e compareceram ao estande da Santo Antônio Energia. No total, foram 21 representantes das seguintes comunidades: Jacy-Paraná, Morrinhos, Betel, Teotônio, Joana D’Arc, Vila Franciscana, Porto Seguro, São Domingos e Novo Engenho Velho.
As maquetes das casas construídas nos reassentamentos, também presentes no estande, despertaram o interesse do público. Oito alunos de engenharia da Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e Letras de Rondônia (Faro) foram treinados pela equipe da concessionária para apresentar a maquete da Usina Hidrelétrica e também a maquete da turbina bulbo. Alunas de mestrado da Universidade Federal de Rondônia (Unir), parceira da Santo Antônio Energia, fizeram a monitoria do espaço reservado à apresentação do Programa de Resgate de Flora, o que reforçou o compromisso da concessionária com a disseminação do conhecimento.
“Queremos manter a população de Porto Velho e região informada sobre os nossos programas voltados para as áreas ambientais e sociais, que trazem benefícios para o Estado de Rondônia e o município”, comentou o geólogo e diretor de Sustentabilidade da Santo Antônio Energia, Carlos Hugo Annes de Araujo, durante o evento. O executivo acrescentou ainda que a participação da concessionária na Expovel integrou pessoas de diferentes comunidades e fortaleceu o compromisso da empresa com a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos por meio das obras de infraestrutura na cidade e distritos próximos e dos investimentos nas redes públicas de Saúde e Educação.
Fonte: José Carlos Sá
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A