Porto Velho (RO) domingo, 22 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Santo Antônio Energia apoia Prefeitura na reforma do pátio ferroviário


 

Será inaugurada no próximo domingo, 5, a revitalização do pátio ferroviário da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, no centro histórico de Porto Velho. A concessionária Santo Antônio Energia, responsável pela construção e geração de energia da UHE Santo Antônio contribuiu com a Prefeitura de Porto Velho na conclusão das obras de reforma dos prédios históricos, além do calçamento do pátio.



O diretor de Sustentabilidade da Santo Antônio Energia, Carlos Hugo Annes, lembra que a reforma do Galpão 2, “foi realizada através de uma parceria com a Prefeitura de Porto Velho e com o Iphan. Em primeiro lugar cumprimos uma condicionante, através do protocolo de intenções assinado no segundo semestre de 2008, antes mesmo do início das obras da hidrelétrica Santo Antônio, com a reforma e revitalização do Galpão 2. Esta obra foi desafiadora, pois foi preciso pesquisar a cor e o material para confeccionar a tinta igual à que foi empregada na época da construção, além dos desafios de trabalhar em estruturas muito antigas e tombadas pelo patrimônio histórico”.



Carlos Hugo acrescenta que também foram feitas “as restaurações do prédio da estação, mantendo as características originais e do espaço conforto, dando mais comodidade para os visitantes, que também ganham um deck para observarem o Rio Madeira e passarem horas agradáveis, além da repaginação do pátio, que ficou livre da lama”.



A Santo Antônio Energia passa, a partir de agora, a cuidar do cumprimento das condicionantes impostas pelo IPHAN para a concessão da Licença de Instalação (LI), que são as obras de restauração da rotunda, da oficina, do que restou do hospital e do cemitério da Candelária, como também a restauração da viagem turística entre a estação e a antiga Vila de Santo Antônio, ao lado da futura hidrelétrica.



A festa de entrega do pátio ferroviário será realizada a partir das 16 horas de domingo, com uma extensa programação cultural oferecida pela Prefeitura de Porto Velho.



Fonte: José Carlos Sá
 

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A