Porto Velho (RO) segunda-feira, 24 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Santo Antônio comemora um ano de concessão



Uma data de coincidências: 13 de junho, dia de Santo Antônio, também é dia de festa para a Santo Antônio Energia. Há um ano a concessionária responsável pela construção e pela futura operação da Usina Hidrelétrica assinava o contrato de concessão. Três meses depois era iniciada a obra, que hoje está totalmente dentro do cronograma. Quando entrar em operação, em 2012, a UHE será a terceira maior usina do Brasil em energia assegurada, com uma potência instalada de 3.150 megawatts – o que equivale a 4% de toda a energia gerada no Brasil em 2007.

Antônio de Pádua, diretor técnico da concessionária, afirma que a Santo Antônio Energia concluiu importantes etapas nesses nove meses de obras, como a construção das ensecadeiras na margem direita, permitindo avanço expressivo nas escavações em rocha (Clique e veja fotos) e solo. “Do ponto de vista técnico, estamos superando as expectativas e já executando tarefas previstas para a fase de chuvas, o que nos permitirá antecipar o início de geração de energia para janeiro de 2012”, destaca.

Para dar andamento a essa obra gigantesca, a empresa conta com 4,3 mil funcionários. E os grandes números não param por aí. Até maio foram escavados aproximadamente 1,5 milhão de m³ de rocha e 1,7 milhão de m³ de argila. Na margem esquerda, já teve início as operações do refeitório (o da margem direita já está em funcionamento desde abril) e do licenciamento e operação do aterro sanitário.

O começo do lançamento de concreto na obra, outro marco importante, já tem data marcada, 17 de julho. “Com isso, começaremos a construção da casa de força e do vertedouro para desvio do curso do rio, que deverá estar pronto já em meados de 2011”, adianta Pádua.

O meio ambiente também é uma preocupação da Santo Antônio Energia. Entre as ações nesse primeiro ano de concessão estão a implementação dos programas de salvamento arqueológico e de resgate de fauna, flora e ictiofauna (peixes) e as iniciativas de combate à malária. “Todas as exigências e normas vêm sendo cumpridas e a boa atuação da equipe de comunicação garante um diálogo aberto com a comunidade”, avalia Carlos Hugo, diretor de Sustentabilidade da concessionária.

Energia e Meio Ambiente, com informações da Assessoria de Imprensa da
Santo Antônio Energia.

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Na manhã de hoje, em comemoração ao Dia da Árvore, foi inaugurado um bosque na Hidrelétrica Santo Antônio. A área de mais de dois hectares, o equivale

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão também analisou outros projetos que seguem para votação em Plenário...

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de Transposição de Peixes da UHE Jirau foi projetado pelos melhores especialistas no assunto