Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Samuel tem concessão prorrogada e Eletronorte recebe prêmio no Japão


A Usina Hidrelétrica Tucuruí quebrou novo recorde de geração no dia 11 de março, superando o recorde anterior do último dia 5. Gerando a plena carga, as duas casas de força superaram a disponibilidade oficial de 7.943 MWh, gerando 8.014 MWh, recorde absoluto e incontestável da sua importância para o Sistema Interligado Nacional – SIN.

Na outra ponta do parque gerador da Eletronorte, em Rondônia, a Usina Hidrelétrica Samuel teve sua concessão renovada por mais 20 anos, a contar de 14 de setembro de 2009, pelo Ministério de Minas e Energia. Com potência instalada de 216 MW, a Hidrelétrica está localizada no Rio Jamari, próximo a Porto Velho. A energia elétrica proveniente de Samuel continuará sendo despachada para atendimento ao mercado Acre/Rondônia, especificamente para o fornecimento de energia elétrica para a Eletroacre, e, ao término do contrato, estará apta para comercialização nos leilões do SIN.

E do outro lado do mundo, no Japão, a Eletronorte recebeu o Prêmio Consistência, com a certificação da Usina Hidrelétrica Tucuruí, em cerimônia no dia 11 de março, na cidade de Kyoto, quando 73 empresas foram premiadas em quatro categorias diferentes de certificação, de acordo com a metodologia TPM (manutenção produtiva total).

O superintendente de Geração Hidráulica, Antônio Augusto Pardauil, comentou: “Esse evento representa a realização de um grande sonho que deve ser compartilhado com os nossos empregados, pela dedicação, empenho e comprometimento de toda a equipe. É uma conquista de todos nós, que compartilhamos uma mesma visão e podemos superar qualquer desafio empresarial que nos venha a ser colocado. É o início de uma nova jornada, que é consolidar a Usina Tucuruí como exemplo de gestão no Setor Elétrico brasileiro”.

O diretor de Produção e Comercialização da Eletronorte, completa: “A premiação e a certificação representam a demonstração de comprometimento de todos que trabalham na Empresa, que é a energia na gestão, o que faz a diferença. O meu desejo é que todos sejam vencedores, porque vencer é fazer acontecer, e fazer acontecer é elevar a Eletronorte ao patamar de qualidade e reconhecimento”. 

Fonte: Terezinha Félix de Brito - Drt/RO 954   
Regional de Transmissão de Rondônia/Acre

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)