Segunda-feira, 15 de março de 2010 - 20h34
A Usina Hidrelétrica Tucuruí quebrou novo recorde de geração no dia 11 de março, superando o recorde anterior do último dia 5. Gerando a plena carga, as duas casas de força superaram a disponibilidade oficial de 7.943 MWh, gerando 8.014 MWh, recorde absoluto e incontestável da sua importância para o Sistema Interligado Nacional – SIN.
Na outra ponta do parque gerador da Eletronorte, em Rondônia, a Usina Hidrelétrica Samuel teve sua concessão renovada por mais 20 anos, a contar de 14 de setembro de 2009, pelo Ministério de Minas e Energia. Com potência instalada de 216 MW, a Hidrelétrica está localizada no Rio Jamari, próximo a Porto Velho. A energia elétrica proveniente de Samuel continuará sendo despachada para atendimento ao mercado Acre/Rondônia, especificamente para o fornecimento de energia elétrica para a Eletroacre, e, ao término do contrato, estará apta para comercialização nos leilões do SIN.
E do outro lado do mundo, no Japão, a Eletronorte recebeu o Prêmio Consistência, com a certificação da Usina Hidrelétrica Tucuruí, em cerimônia no dia 11 de março, na cidade de Kyoto, quando 73 empresas foram premiadas em quatro categorias diferentes de certificação, de acordo com a metodologia TPM (manutenção produtiva total).
O superintendente de Geração Hidráulica, Antônio Augusto Pardauil, comentou: “Esse evento representa a realização de um grande sonho que deve ser compartilhado com os nossos empregados, pela dedicação, empenho e comprometimento de toda a equipe. É uma conquista de todos nós, que compartilhamos uma mesma visão e podemos superar qualquer desafio empresarial que nos venha a ser colocado. É o início de uma nova jornada, que é consolidar a Usina Tucuruí como exemplo de gestão no Setor Elétrico brasileiro”.
O diretor de Produção e Comercialização da Eletronorte, completa: “A premiação e a certificação representam a demonstração de comprometimento de todos que trabalham na Empresa, que é a energia na gestão, o que faz a diferença. O meu desejo é que todos sejam vencedores, porque vencer é fazer acontecer, e fazer acontecer é elevar a Eletronorte ao patamar de qualidade e reconhecimento”.
Fonte: Terezinha Félix de Brito - Drt/RO 954
Regional de Transmissão de Rondônia/Acre
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A