Porto Velho (RO) quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Rondônia e Acre são ligados ao Sistema Interligado Nacional


A partir de hoje, os estados de Rondônia e Acre não são mais isolados do sistema de energia nacional. Os dois estados passam a fazer parte do Sistema Interligado Nacional (SIN), o que significa redução do risco de apagões na região. A interligação ocorre por meio de uma conexão entre o linhão da Eletronorte e a linha de transmissão Jauru (MT)/Vilhena (RO).

De acordo com o gerente de Operação da Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron), Edson Cavalcante Rodrigues, no ano passado Rondônia e Acre ficaram na iminência de sofrerem um blecaute. O risco ocorreu quando uma balsa que transportava óleo diesel que seria utilizado nas térmicas que abastecem os dois estados ficou encalhada. “A interligação vai melhorar a confiabilidade na distribuição da energia”, afirma. 

O engenheiro acrescenta que inicialmente Rondônia e Acre estarão interligados através de uma linha, mas até 2013 serão ligados ao SIN por meio de três linhas. 


Ainda isolados

Dos 450 mil consumidores de energia em Rondônia, 44 mil obtêm o serviço de sistemas isolados em 30 municípios e distritos. Entre 2010 e 2013, segundo o gerente de Operações da Ceron, algumas localidades, como Costa Marques e São Francisco do Guaporé, passarão a ser atendidos também pelo SIN, deixando de ser isoladas, pelo menos na questão da distribuição de energia elétrica. 

No entanto, dez localidades continuarão utilizando a energia distribuída por Produtor Independente de Energia (PIE). Seguirão isoladas: Tabajara, Surpresa, Rolim de Moura do Guaporé, Pedras Negras, São Carlos, Santa Catarina, Nazaré, Maicy, Calama e Demarcação.  De acordo com Edson Cavalcanti, estuda-se a implantação de geração de energia alternativa para essa parcela de Rondônia que ficará de fora do SIN.

Marcela Ximenes

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A