Sábado, 7 de maio de 2011 - 08h08
Segundo Inácio Azevedo, Procurador da Presidência da Eletrobras Distribuição Rondônia, enquanto o Brasil tem uma previsão de crescimento anual de consumo de energia elétrica em 2011 de algo em torno de 5,4%, as regiões que fazem parte do Sistema Interligado Nacional tiveram um crescimento no primeiro trimestre deste ano de 4,7%. Já o Estado de Rondônia teve um crescimento no mesmo período de 10.1%, ou seja, o consumo cresceu mais que o dobro da média nacional prevista.
Entre as classes de consumidores que mais contribuíram para esse crescimento, segundo Inácio Azevedo, estão os consumidores industriais com 16%, seguida da classe comercial com 11,5%, residencial com 10,5% e rural com 6,2%.
Apesar de os consumidores industriais terem a maior taxa de crescimento de consumo, de toda a energia comprada para atender o mercado local, 37% dela foi usufruída pelos consumidores residenciais, 22% pelos comerciais e 19% pelos industriais.
A Eletrobras Distribuição Rondônia está realizando vultosos investimentos no sistema para atender com qualidade o elevado crescimento de consumo de energia elétrica no estado. Entre os projetos em andamento estão a construção de novos alimentadores, subestações, remanejamento de cargas, secção de circuitos de baixa tensão, ampliação de rede urbana e substituição de transformadores de distribuição por outros de maior potência.
Ainda segundo Inácio Azevedo, consta do planejamento da empresa investimentos superiores a R$1 bilhão até o final de 2015, objetivando a melhoria na qualidade dos serviços prestados. Com isso, a Eletrobras Distribuição Rondônia deverá ser a concessionária de serviços públicos, que mais investirá no Estado de Rondônia nos próximos anos.
Fonte: Rita Moreira
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A