Terça-feira, 23 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

RONDÔNIA: CONSUMO DE ENERGIA CONTINUA EM ALTA


 
Segundo Inácio Azevedo, Procurador da Presidência da Eletrobras Distribuição Rondônia, enquanto o Brasil tem uma previsão de crescimento anual de consumo de energia elétrica em 2011 de algo em torno de 5,4%, as regiões que fazem parte do Sistema Interligado Nacional tiveram um crescimento no primeiro trimestre desteRONDÔNIA: CONSUMO DE ENERGIA CONTINUA EM ALTA - Gente de Opinião ano de 4,7%. Já o Estado de Rondônia teve um crescimento no mesmo período de 10.1%, ou seja, o consumo cresceu mais que o dobro da média nacional prevista.

Entre as classes de consumidores que mais contribuíram para esse crescimento, segundo Inácio Azevedo, estão os consumidores industriais com 16%, seguida da classe comercial com 11,5%, residencial com 10,5% e rural com 6,2%.

Apesar de os consumidores industriais terem a maior taxa de crescimento de consumo, de toda a energia comprada para atender o mercado local, 37% dela foi usufruída pelos consumidores residenciais, 22% pelos comerciais e 19% pelos industriais.

A Eletrobras Distribuição Rondônia está realizando vultosos investimentos no sistema para atender com qualidade o elevado crescimento de consumo de energia elétrica no estado. Entre os projetos em andamento estão a construção de novos alimentadores, subestações, remanejamento de cargas, secção de circuitos de baixa tensão, ampliação de rede urbana e substituição de transformadores de distribuição por outros de maior potência.

Ainda segundo Inácio Azevedo, consta do planejamento da empresa investimentos superiores a R$1 bilhão até o final de 2015, objetivando a melhoria na qualidade dos serviços prestados. Com isso, a Eletrobras Distribuição Rondônia deverá ser a concessionária de serviços públicos, que mais investirá no Estado de Rondônia nos próximos anos. 

  Fonte: Rita Moreira

    

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)