Porto Velho (RO) quinta-feira, 20 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Reunião Pública discute ampliação de geração na UHE Sto Antônio, reúne mais de mil pessoas


Reunião Pública discute ampliação de geração na UHE Sto Antônio, reúne mais de mil pessoas - Gente de Opinião

Carlos Hugo Araújo - diretor de Sustentabilidade da Santo Antônio Energia, explica ampliação da geração de energia 

Com a duração de quase sete horas, a reunião pública realizada ontem (18), em Porto Velho, discutiu a ampliação da cota da Hidrelétrica Santo Antônio em 80 centímetros, resultando no aumento da capacidade de geração de energia em mais de 417,6 MW, com a instalação de seis novas turbinas, além das 44 previstas no projeto original. Cerca de 206,2 MW médio de energia firme serão despachados prioritariamente para os estados de Rondônia e Acre.

A reunião começou com a leitura do regulamento para a realização do evento, apresentações técnicas e ambientais, explicando as alterações que podem ocorrer e as medidas previstas para reduzir ao máximo estas intervenções.

Na sequência, o representante do IBAMA declarou aberta a sessão para perguntas escritas e orais. Ao final dos inscritos, o presidente da Mesa considerou a Reunião Pública, que faz parte do processo de licenciamento do aumento da cota, realizada e o Instituto deverá enviar ao empreendedor as considerações e sugestões de ajuste no projeto.

Reunião Pública discute ampliação de geração na UHE Sto Antônio, reúne mais de mil pessoas - Gente de Opinião

Cerca de mil pessoas compareceram à reunião;


A reunião contou com a presença do Diretor de Licenciamento Ambiental Substituto, Thomaz Miazak de Toledo, diretores e técnicos da Santo Antônio Energia, além de representante do IBAMA Nacional, dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, do Governo do Estado, da Prefeitura de Porto Velho, Câmara dos Vereadores, Assembleia Legislativa.

Participaram também moradores do distrito de Jacy-Paraná, Movimento dos Atingidos por Barragem, Associação de Moradores de São Sebastião,   Projeto de Assentamento Joana D’Arc, dos reassentamentos Morrinhos, Santa Rita, Parque dos Buritis, Vila Nova de Teotônio, Novo Engenho Velho, Riacho Azul, Morrinhos,. Para estas localidades a Santo Antônio Energia disponibilizou transporte. Também participarão moradores da Linha Triunfo, em Itapoã do Oeste. 

A Santo Antônio Energia reforça que o projeto de elevação da cota do reservatório da Hidrelétrica foi amplamente analisado e debatido em diversos órgãos governamentais, incluindo Ministério de Minas e Energia, ANEEL, IBAMA e Agência Nacional de Águas (ANA), comprovando a inexistência de risco para a região e impactos estruturais. Todos os estudos de Viabilidade Técnica foram apresentados pela Santo Antônio Energia aos órgãos competentes, que se manifestaram positivamente sobre este projeto.

Santo Antônio Energia
 

É a concessionária responsável pela implantação e operação da Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no Rio Madeira, em Porto Velho, Rondônia, e pela comercialização da energia gerada. A usina iniciou a geração comercial em 30 de março de 2012, nove meses antes do cronograma original e, a partir de novembro de 2016, com potência de 3.568 megawatts, gerará energia suficiente para abastecer o consumo de mais de 44 milhões de pessoas. O projeto é financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Furnas (39%), Odebrecht Energia (18,6%), Andrade Gutierrez (12,4%), Cemig (10%) e o Caixa FIP Amazônia Energia (20%), empresas com grande experiência na gestão de investimento, bem como na implantação e construção de hidrelétricas no Brasil e em outro países.
 

Fonte: José Carlos Sá
Fotos: Maks Rocha/Agência Imagem News

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão também analisou outros projetos que seguem para votação em Plenário...

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de Transposição de Peixes da UHE Jirau foi projetado pelos melhores especialistas no assunto

Coopprojirau e Observatório ambiental visitam UHE Jirau

Coopprojirau e Observatório ambiental visitam UHE Jirau

A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, mantém uma agenda de visitas institucionais que inclui os pr

Estudantes de engenharia visitam UHE Jirau

Estudantes de engenharia visitam UHE Jirau

Universitários conheceram algumas estruturas do empreendimento