Porto Velho (RO) domingo, 23 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Representantes do IBAMA não comparecem à CPI das Usinas e Marina Silva será convidada


Para a terceira reunião ordinária da Comissão Parlamentar de Inquérito, que apura indícios de irregularidades nas obras das Usinas de Jirau e Santo Antônio foram convidados à prestar esclarecimentos, o Presidente Regional do IBAMA César Luís, o diretor de Licenciamento do IBAMA Sebastião Custódio e a Diretora do Instituto Chico Mendes Carolina Carneiro Fonseca, os quais não compareceram à reunião desta terça-feira(18). 

Para o presidente da CPI, deputado estadual Tiziu Jidalias (PP), a ausência dos representantes destes órgãos é uma falta de respeito com os interesses do Estado. “Isso demonstra a falta de compromisso desses órgãos com as instituições de Rondônia. Nós fizemos o convite para que dúvidas referentes ao andamento destas obras fossem esclarecidas, não estamos julgando ou culpando ninguém, mas temos o direito de sanar essas dúvidas e se há culpados, deverão se responsabilizados”. Destacou, Tiziu. 

Tiziu lembrou que na época da autorização para o início das obras, a então Ministra do Meio Ambiente Marina Silva, detectou algumas falhas no projeto e ainda fez um relação de medidas que deveriam ser adotadas para que os licenciamentos pudessem ser repassados aos responsáveis pelos empreendimentos. E sugeriu que seja encaminhado convite à Ex-Ministra, para que a mesma ajude a comissão à esclarecer tais questionamentos. O convite será enviado ainda nesta quarta-feira (18). 

Os membros da CPI decidiram convidar também os dois consórcios responsáveis pelos empreendimentos de Jirau e Santo Antônio. “Não estamos aqui para fazer papel de bobos, estamos buscando esclarecer fatos”. Ressaltou, Tiziu. 

Para o presidente da CPI as informações adquiridas até o momento são suficientes para dar início ao relatório da comissão.

Fonte: Neth Fiorentino.

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Na manhã de hoje, em comemoração ao Dia da Árvore, foi inaugurado um bosque na Hidrelétrica Santo Antônio. A área de mais de dois hectares, o equivale

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão também analisou outros projetos que seguem para votação em Plenário...

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de Transposição de Peixes da UHE Jirau foi projetado pelos melhores especialistas no assunto