Porto Velho (RO) sexta-feira, 20 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Rede elétrica recebeu mais 2 milhões de consumidores residenciais nos últimos 12 meses


 

Gente de Opinião

Nielmar de Oliveira
Agência Brasil

 

Rio de Janeiro – Nos últimos 12 meses, mais 2 milhões de consumidores residenciais foram ligados à rede elétrica nacional, dos quais 38% nas regiões Norte e Nordeste. Os dados constam da Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica, divulgada hoje (29) pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
 

Segundo a resenha, o consumo de energia nas residências continua com “forte crescimento” tanto no Nordeste quanto no Norte. A expansão acumulada está perto ou passa de 10% nas duas regiões, enquanto a média nacional ficou em 3,3% de janeiro a outubro.
 

A EPE atribui o crescimento nessas regiões ao aumento da base de consumidores, aliado ao combate às perdas comerciais (o que termina por ser absorvido, em parte, no consumo faturado) e, principalmente, à eletrificação das residências, com o aumento da posse e do uso de eletrodomésticos, como resultado do aumento da renda e das facilidades do crédito pessoal.

O consumo por consumidor cresceu 6,7% no Nordeste e 4,7% no Norte, alcançando, em bases mensais, a média de 116 quilowatts-hora (kWh) e 166 kWh, respectivamente. Na média nacional, o consumo por consumidor atingiu 163 kWh por mês, com aumento de 3,4% ante outubro do ano passado.
 

Em outubro, o consumo residencial de energia ficou em 10.533 gigawatts-hora (GWh), o que representa alta de 7,6% sobre igual mês do ano anterior. O crescimento do consumo foi significativo em praticamente todas as regiões, com taxas variando entre 7,1% e 13,8%.
 

Já o consumo da classe comercial teve incremento de 482 GWh em relação a outubro de 2012 (crescimento de 7,3%), atingindo 7.078 GWh. Segundo a EPE, além da expansão da área de vendas do comércio, a taxa elevada expressa também “diferenças no calendário de faturamento de grandes mercados onde houve ciclo de faturamento um pouco mais alongado em relação ao mesmo mês do ano anterior”.

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A