Sexta-feira, 19 de março de 2010 - 14h03
A construção de 22 hidrelétricas ameaça a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, classificada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como patrimônio natural mundial. O alerta é feito por pesquisadores da fauna e da flora da região, que são contra a construção das usinas por acreditarem que várias espécies animais e vegetais podem ser destruídas. Além disso, dizem, a principal atividade econômica da região, o ecoturismo, também corre risco.
Este é o tema do programa Sintonia Ambiental, da Rádio Senado, que vai ao ar no sábado (20), às 7h30. Debateram o assunto o membro do conselho de Defesa do Meio Ambiente de Alto Paraíso de Goiás e do Conselho Nacional de Meio Ambiente, Álvaro de Angelis; o professor do Departamento de Engenharia Florestal da UnB, Reuber Brandão; a coordenadora do projeto de implantação dos Centros de Estudos Avançados do Cerrado na Chapada dos Veadeiros da UnB, Nina Paula Laranjeira; e o ambientalista Peter Midkiff.
Síndrome de Down: Aprendendo com as diferenças é o tema da reportagem especial dessa semana, que vai explicar o que é a síndrome e como a sociedade pode avançar para diminuir o preconceito. O programa vai ao ar na sexta-feira (19), às 18h, com reprises no sábado, às 10h; e domingo, às 17h.
O Programa Brasil Regional mostra a trajetória de Nelson da Rabeca, um homem que aos 58 anos deixou a lavoura de cana para recomeçar a vida como artesão, músico e compositor. O programa vai ao ar domingo (21), às 8h, com reprise segunda-feira (22), às 23h.
E o Prosa e Verso traz a quarta parte da análise do "Sermão da Quarta-Feira de Cinzas", do Padre Antônio Vieira. Pregado em 1670 na Igreja de Santo Antônio dos Portugueses, em Roma, o Sermão da Quarta-Feira de Cinzas trata da distinção entre vivos e mortos. O Prosa e Verso vai ao ar no sábado, às 9h, com reprise no domingo, às 16h.
Mais informações sobre a Rádio Senado, a programação, entrevistas e áudios estão no endereço: www.senado.gov.br/radio.
Fonte: Elina Rodrigues Pozzebom / Agência Senado
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A